Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Património degradado

Dando cumprimento à alínea z) do artigo 38º da Lei 5-A/2002, continua a comissão de vistorias da Câmara Municipal a efectuar as vistorias do património edificado degradado da Freguesia.
Foram já vistoriados diversos imóveis que ameaçam derrocada iminente e que podem colocar em perigo pessoas e bens na Freguesia.
A Comissão deliberou já a demolição de pelo menos 1 imóvel.
A Junta de Freguesia solicita aos proprietários deste tipo de edificações, que os mesmos procedam á sua reparação, de pelo menos, das fachadas e telhados, por forma a salvaguardar que o património quer pessoas e bens.
Como sempre estamos disponiveis para prestar toda a colaboração aos interessados.





5 Comentários:

Às 7:18 da tarde , Blogger Cova Juliana disse...

Creio que se devia olhar para esses imoveis que estao bastante degradados com outra postura.

Em vez de notificarem demoliçoes, o que deviam era apoiar a sua recuperaçao, visto que se tratam de belos exemplares de arquitectura popular...

Falta sensibilidade por parte das autoridades para perceber que o património arquitectonico dos centros historicos das vilas e aldeias devia ser mantido e não delapidado...

Creio que ainda vamos a tempo de "salvar" muita coisa.

Espero que tanta notificaçao de demoliçao será mais prejudicial que benefico...

 
Às 8:39 da tarde , Blogger Casa do Pessoal do CHCB disse...

Exmo Senhor
Os n/ melhores cumprimentos.
Em primeiro lugar agradecer a sua participação e opinião neste espaço virtual.
Em segundo lugar, informá-lo que não faz parte da politica habitacional da Junta de Freguesia do Ferro, a demolição do património edificado degradado.
A Lei 5-A/2002 obriga-nos a "informar a câmara municipal sobre a existência de edificações degradadas ou que ameacem desmoronar-se e solicitar a respectiva vistoria"; face a esta situação e às queixas escritas dos municipes sobre o eminente desmoronamento destas habitações degradadas e, face ao estado de abandono que os proprietários/herdeiros as votam, não resta outra solução se não efectuar a respectiva vistoria técnica.
No entanto, saiba que estamos disponiveis para colaborar com todos os proprietários que o solicitem, não só nos aspectos financeiros mas acima de tudo nos aspectos burocraticos, para a recuperação do património. Estamos disponíveis para inclusivamente adquirir habitação degrada, para colocar-mos em marcha inúmeros projectos de caracter social, mas até hoje tal ainda não foi possivel por indisponibilidade de venda.
Para terminar, gostaria que nos fizesse chegar pessoalmente ou por mail, aquilo que considera ser os seus contributos para a resolução destes problemas, que nos preocupam, e saiba que aquilo que considera ser "falta de sensibilidade por parte das autoridades..." não se adequa aos responsáveis da Junta de Freguesia do Ferro.
Agradecemos-lhe a sua opinião, com a qual concordamos parcialmente e aguardamos a sua contribuíção pessoal para a resolução deste problema social que afecta a nossa urbe.

 
Às 11:34 da tarde , Blogger danitri.® disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 11:39 da tarde , Blogger danitri.® disse...

Por um lado a\o Bloguista “Cova Juliana” tem alguma razão, porque se deveria recuperar, e não destruir. Alguns desses Edifícios são “marcos” Históricos da Vila do Ferro, com fachadas, janelas, portas, etc.. de uma Arquitetura magnífica, onde demonstra como eram os Edifícios á uns bons Anos atrás. E isso devia-se recuperar, e não destruir.

Mas, sei que o trabalho da Junta\Câmara se torna difícil, porque os donos legítimos dos Edifícios não querem saber dos mesmos, e deixam-nos ao abandono, onde deveriam ser eles os primeiros a pensarem na recuperação, deveriam ser eles a tomar conta de uma coisa que é deles. Mas se os proprietários já não se interessam, então podiam vender o imóvel á Câmara, para que esta entidade o pudessem recuperar. Mas infelizmente isso não acontece, e assim a Junta\Câmara não pode “mexer” no Edifício, porque não é a proprietária, onde a única coisa que pode fazer (penso eu) é tentar com que não afecte prejudicialmente Pessoas e bens, e a única maneira, infelizmente, é destrui-lo, mas está errado.

Penso que o Governo deveria intervir sobre este assunto, o Governo deveria implementar uma Lei (se calhar até há alguma Lei, mas desconheço) onde se obrigava um Proprietário a requalificar um Edifício degradado, se não o quisesse fazer esse Edifício passava obrigatoriamente para propriedade do Estado, da Junta\Câmara, e ai essas entidades poderiam requalificar esses Edifícios.
Isto porque este problema não é só daqui, da Vila do Ferro, mas é um problema em todo o nosso Portugal, em que há imensos Edifícios degradados, onde os proprietários não querem saber deles, primeiro porque quem lá vive paga uma renda baixíssima, e isso não dá para fazer obras, ou então, o Edifício está abandonado, por várias razões, como por Exemplo, os Herdeiros não se entendem com as partilhas, e devido a isso fica o Edifício ao abandono, ou então, o proprietário não tem posses para fazer obras, e deixam o imóvel simplesmente morrer.

O que é certo é que, como no resto do nosso País, há Edifícios na Vila do Ferro que tem uma Arquitetura magnífica, que merecia ser recuperada, porque é um património da Vila do Ferro, um património da História da Vila do Ferro, que deveria ser recuperado e mostrado a todos. E penso que é isso que a Junta de Freguesia\Câmara Municipal gostariam de fazer, mas estão privadas devido a vários condicionantes, depois, também não existe a tal Lei, que faria com que o Estado tomasse posse destes Edifícios, devido aos Proprietários não quererem saber deles, e assim requalificava-os.

É um problema que deveria ser discutido no Governo, porque assim qualquer dia as nossas Cidades, Vilas e Aldeias, estão completamente abandonadas, com um patrimonio Histórico completamente destruído.

É a minha opinião...

 
Às 8:07 da tarde , Blogger Martim disse...

pedia mais informaçoes sobre este problema se possivel com vista a publicar um artigo num novo blog que pretendo criar...se fosse possivel agradecia uma resposta...
melhores cumprimentos

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter