Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

domingo, 16 de março de 2008

SENSIBILIZAÇÃO SOBRE BURLAS E VIGARICES

GNR DA COVILHÃ, ALERTA HABITANTES DO FERRO PARA ESQUEMAS FRAUDULENTOS E “CONTOS DO VIGÁRIO”

Foi num salão repleto de pessoas que a Guarda Nacional Republicana – Núcleo Territorial da Covilhã, fez a sua prelecção, sobre burlas e contos do vigário, na Vila do Ferro.
A sessão de esclarecimento, foi aberta pelo Presidente da Junta Enfº Paulo Tourais, que em breves palavras agradeceu a todos os presentes o terem respondido tão massivamente ao seu apelo, e que esperava que todos “possam colher aqui ensinamentos e alertas, que lhes permitam ultrapassar da melhor maneira, qualquer tentativa de burla ou conto do vigário, com que eventualmente se possam vir a defrontar”.


Foram cerca de 120 as pessoas, que escutaram atentamente os conselhos e ensinamentos ministrados pelo Sargento Esteves, comandante do posto de Belmonte e coordenador desta acção, e pelo Cabo Amoroso do núcleo da escola segura.


Esta sessão de esclarecimento, muito participada pelo público assistente, é a expressão dos objectivos da GNR e também da Junta do Ferro, que com esta e outras acções procuram contribuir para uma segurança proactiva, isto é, uma segurança baseada na acção antes do acontecimento nefasto acontecer.
O Sargento Esteves e o Cabo Amoroso, alertaram os presentes, para algumas formas de conto do vigário que aqui e ali vão acontecendo, originando graves dificuldades aos que caem nestes logros.

Através de exemplos práticos, sempre numa interacção constante com as pessoas presentes, relataram casos reais, que quase todos já tinham ouvido falar, mas que pensam que só acontece aos outros: o individuo bem vestido e bem falante, que aborda o idoso, referindo que traz uma encomenda do estrangeiro, o falso empregado da EDP ou da PT, que apenas querem poder entrar na residência do idoso, para proceder ao assalto, etc, foram apenas alguns dos muitos exemplos de burlas, que culminaram com a recomendação que “mesmo que pareça mal, liguem 112 para pedir ajuda”

A GNR da Covilhã, comandada pelo Tenente Martins, é a força de segurança pública que tem a incumbência de zelar pelas pessoas e bens da freguesia do Ferro. É a esta força de segurança, que as pessoas devem alertar, quando tenham necessidade de sair de casa por alguns dias, para que a mesma reforce a sua atenção e vigilância da habitação, temporariamente desabitada.

Também ali, foi lançado o desafio ao Presidente da Junta, para que a autarquia local, ajudasse os idosos, na colocação de um óculo, na porta da residência, desafio este que foi prontamente aceite, pelo que a Junta de Freguesia do Ferro, irá brevemente lançar um programa de apoio aos idosos, no que à segurança diz respeito.

A Junta de Freguesia do Ferro, agradece à Guarda Nacional Republicana, à Câmara Municipal da Covilhã que sonorizou o evento, à Casa do Povo do Ferro que cedeu as instalações e a toda a população que esteve presente.

Ecos do evento: AQUI E AQUI

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter