Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

“Tenha um Coração de ... Ferro”

Cerca das 9h00 do dia 28 de Setembro, Dia Mundial do Coração, numa magnifica manha outonal, deu-se inicio às actividades programadas para a iniciativa denominada “Tenha um Coração de ...Ferro”, organizada pela Junta de Freguesia do Ferro.


A Cruz Vermelha – Núcleo da Covilhã, abriu as actividades com os rastreios à Hipertensão e à Diabetes, aos quais a população aderiu em grande número.

Após a verificação da chegada de todos os participantes e da realização de inscrições de última hora, o grupo de mais de 100 pessoas partiu para o passeio pedestre agendado para comemorar este dia de alerta para os problemas do coração, cujo objectivo foi sensibilizar para a importância da actividade física, como factor de prevenção das doenças cardiovasculares.

Este percurso de aproximadamente 9km, passou pela Vila através da Rua da Igreja, dirigiu-se ao Monte Serrano acompanhando o canal do regadio ao longo de vários km que permitiu aos participantes observar as bonitas paisagens da freguesia e a bonita vista da cidade da Covilhã, da Serra da Estrela e do vale da Cova da Beira, desfrutando simultaneamente, do silêncio da Serra do Ferro.
A Cruz Vermelha acompanhou todo o percurso, mas, não foi necessária a sua intervenção, pois, só duas pessoas precisaram de boleia para a viagem de volta, o que muito nos alegrou!


De regresso ao pavilhão e antes do almoço, os participantes, orientados pela Prof.ª Sofia, puderam realizar diversos alongamentos, para evitar dores musculares e prevenir possíveis lesões.

De seguida, e para além de permitir aos participantes um agradável momento de convívio, foi servido um almoço saudável composto por sopa, sardinha assada (rica em ómega3) e fruta, tendo em vista alertar todos para o papel fundamental da alimentação numa vida saudável.
Após o almoço, realizou-se a sessão de educação para a saúde, no Salão da Casa do Povo (repleto), que contou com a participação da Enf.ª Marisa Pires (da Junta de Freguesia do Ferro) e da Enfª Delfina (Coordenação das Doenças Cardiovasculares do Centro de Saúde da Covilhã), que alertaram os presentes para os factores de risco cardiovasculares (idade, género, factores genéticos, antecedentes familiares, tabagismo, alcoolismo, stress, tensão arterial, entre outros) e dos factores de prevenção (alimentação saudável, prática de exercício físico) e da Prof.ª Sofia Ferreira, cuja apresentação se centrou nos benefícios da actividade desportiva quer para a saúde física quer para a saúde mental de todos, independentemente da idade.

Para finalizar, e porque para a Junta de Freguesia as pessoas são o mais importante, o Presidente Paulo Tourais, e os representantes do Montepio, abordaram alguns aspectos práticos de soluções que se estão a analisar especialmente para apoio aos nossos idosos, principalmente os que vivem sozinhos e afastados dos centros urbanos.
Esta iniciativa teve uma avaliação muito positiva, e deixou em todos a vontade de a repetir brevemente!

2 Comentários:

Às 10:05 da tarde , Blogger danitri.® disse...

Uma bela iniciativa. Parabéns Junta de Freguesia do Ferro.

 
Às 4:57 da tarde , Blogger BANDA da COVILHÃ - BSC disse...

Pensei em não ir... acordei..vi o bom tempo e fui. E ainda bem que fui! Parabéns à organização! Excelente, simpatia, divertido, e acima de tudo saudável! As sardinhas estavam um pitéu! Venha a próxima! JEB Cavaco - Covilhã

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter