XVIII Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela
O Pavilhão da ANIL, na Covilhã, vai ser Sábado o palco para apreciar um dos símbolos da região, o Cão da Serra da Estrela.
O evento é organizado pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE), com o apoio da Câmara da Covilhã, Clube Português de Canicultura e marca de rações Calibra.
Para a XVIII Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela, a organização esperava a inscrição de 'cerca de oito dezenas de cães', mas as expectativas foram superadas. 'Temos 93 animais inscritos, valor superior ao esperado, o que é um indiciador do sucesso do certame', disse ao Diário XXI Egdar Dolgner, da direcção da LICRASE.
Aberta aos exemplares do cão da Serra da Estrela, variedades de pêlo curto e comprido, registados em livros de origens de organismos filiados na Fédération Cynologique Internationale (FCI), a exposição é local de passagem obrigatória para quem procura o título de campeão de Portugal, já que 'vai atribuir o CAC-QC, ponto fundamental para a classificação', esclarece Egdar Dolgner.
João Paulo Bessa vai presidir aos julgamentos dos animais, onde será escolhido 'o mais bonito', numa análise de diversos critérios, tendo por base o estalão (descrição oficial) da raça. 'São procurados os exemplares mais perfeitos, avaliando-se desde o seu andamento, à proporcionalidade de membros, o estado da dentição, os olhos, entre outros factos', adianta Edgar Dolgner, reiterando que 'à partida não há favoritos', 'O estado dos cães, nomeadamente o pêlo, muda ao longo do ano, por isso pode haver uma surpresa. A expectativa de qual será o vencedor é grande', acrescenta.
Uma exposição a visitar
leia mais aqui
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial