Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ferro, visita Feira de S. Martinho da Golegã

Dia 16 de Novembro, 52 pessoas da Freguesia do Ferro, foram passar o dia à simpática Vila da Golegã, situada em pleno coração do Ribatejo, naquela que provavelmente será a mais típica Feira de S. Martinho nacional, e é ao mesmo tempo a Feira Nacional do Cavalo. Chegados ali, cerca da 10H30 logo se dirigiram para o centro da Vila, onde se situa o Picadeiro do Largo do Arneiro, ladeado pelas típicas casas de madeira das coudelarias, local onde cavaleiros e suas montadas evoluíam em provas de saltos, e dezenas de outros desfilavam garbosamente, pela manga ali instalada, numa fusão de fumo e o cheiro das castanhas assadas - tão tradicionais do S. Martinho. Para o Presidente da Autarquia da Golegã, esta Feira de S. Martinho, com origens no século XVI, esteve sempre ligada à criação de cavalos na região, fomentada pelo facto de a Golegã ser ponto de passagem obrigatório na antiga estrada real que ligava Lisboa ao Porto. «Símbolo oficial» da feira desde 1972, ano em que foi criada a Feira Nacional do Cavalo - à qual se associou, em 1998, a Feira Internacional do Cavalo Lusitano -, o cavalo teve aqui o seu grande entreposto comercial e a maior manifestação equestre nacional, local privilegiado para os criadores mostrarem os seus cavalos a potenciais clientes, sobretudo estrangeiros.
Feira da Golegã, comércio e restauração. Na enorme diversidade de barracas que se espalham pelas ruas em redor do Largo do Arneiro, misturadas com os restaurantes improvisados nas garagens das casas da vila, surge um mundo de negócios que gravitam essencialmente em torno do cavalo, como os correeiros e os vendedores de todo o tipo de adereços e vestuário, mas também outro tipo de comercio se funde, criando assim oportunidade e interesse para ser visitada por meio milhão de pessoas, entre nacionais e estrangeiras. O regresso, fez-se ao cair da noite, e todos os participantes deste programa, referiram-se satisfeitos e como se costuma dizer, “prontos para outra”. A Junta de Freguesia do Ferro, agradece a todos pela sua participação, e convida todos aqueles que não puderam participar neste passeio, a fazê-lo em próximos.

2 Comentários:

Às 9:54 da tarde , Blogger danitri.® disse...

Foi uma excelente iniciativa organizada pela Junta de Freguesia, foi um dia cinco estrelas, onde, para quem gosta de cavalos, pode apreciar belos animais, vê-los em competição, ou em simples demonstrações equestres, tudo num excelente local, onde, o convívio com as pessoas foi do melhor.
Um dia inesquecível, que fez, para quem gosta disto, sonhar.......

:)

 
Às 1:24 da tarde , Blogger anónimo disse...

Eu não fui, porque vou a está festa de alguns anos para cá. Mas este tipo de iniciativas parece-me sempre muito bem.
E que tal organizarem-se passeios a locais de interesse histórico e cultural. Por exemplo Marvão, Vila Viçosa ou a Évora. Era interessante.
Posso dar o meu contributo se for necessário…
Cumprimentos

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter