Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Noticias da Covilhã edição de 02/06/2010

Freguesia realiza este fim-de-semana Feira Agrícola

Os jogadores da selecção nacional já a provaram na semana passada após o jogo com Cabo Verde, altura em que foram distribuídas cerca de três mil e 500 cuvetes de cereja da freguesia do Ferro. Agora, este importante fruto para aquela vila será o “prato” principal da Feira Agrícola que este fim-de-semana se realiza na freguesia, com organização da Junta.
De facto, a autarquia realiza de 4 a 6 deste mês mais uma edição da Feira Agrícola/Feira da Cereja, um evento que deverá contar com cerca de 80 stands onde não haverá apenas cereja, mas também os melhores produtos da vila e muito artesanato. Isto para além de instituições e associações. Uma feira que todos os anos mobiliza milhares de visitantes de diversos pontos do País, ávidos de provar e adquirir a cereja de grande qualidade produzida na freguesia.

“É um apoio à agricultura local, aos resistentes” frisa o presidente da Junta, Paulo Tourais, que lembra que a cereja é a “fruta rainha do concelho da Covilhã”. Porém, no Fundão é que ela ganha mais mediatismo, mas o autarca desvaloriza. “Não vejo concorrência nenhuma entre esta feira e o Fundão. Estamos é a unir esforços para a promoção do fruto. O nosso evento é conhecido a nível nacional e não vejo aqui qualquer rivalidade” assegura. A feira terá cereja para todos os gostos e todos os preços, já que a Junta não irá impor uma tabela. “Apenas aconselhamos os produtores a que pratiquem um preço atractivo” diz o autarca, que revela que a freguesia produz, por ano, cerca de mil toneladas do fruto, um número que poderá, em breve, duplicar, já que há muitos novos pomares que foram plantados recentemente. Porém, a feira não se esgot no precioso fruto vermelho e inclui um vasto reportório cultural no qual se contam as actuações de bombos, ranchos, grupos de dança e de grupos musicais.
Este ano, a integrada na Feira da Cereja, será recriada uma "Feira Antiga" a qual contará com a participação de artesãos que irão
mostrar como era uma Feira há séculos atrás. A já tradicional garraiada irá realizar-se, no sábado de tarde. No domingo de manhã realizar-se o passeio equestre que contará com a presença de diversos apaixonados dos cavalos e da arte equestre.
Este ano, a Feira Agrícola/Feira da Cereja, irá sofrer uma remodelação a nível do seu espaço físico. E terá como prato oficial o “bacalhau com molho de cereja”, que no ano passado, segundo o autarca local, teve boa aceitação por parte dos visitantes.
(Notícia completa na edição papel)

João Alves

VEJA AQUI

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter