Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo
3 Comentários:
Acho muito vem que estes testes de análise à água das nossas fontes seja todos os meses, publicado.
Entretanto, - e esta é uma dúvida que já tenho à algum tempo - gostaria que a autarquia se pronunciasse ou que ordenasse tambem a análise da água da fonte no largo do Quartinhal, uma vez, que, já tenho ouvido várias opiniões àcerca da qualidade da mesma.
Afinal de contas, o liquido dessa fonte é "propria para consumo" ou não?
É que pelo que sei, muita gente se abastece do precioso liquido na fonte em questão.
Agradeço desde já o esclarecimento que eventualmente nos poderão dar.
Cumprimentos a todos, e mais uma vez reitero os meus parabéns a esta autarquia que tem levado a bom porto as empreitadas a que se têm proposto fazer
Embora não tenha nada a ver com as questões da qualidade da água, aqui fica uma sugestão:
No cruzamento do Bairro da Cruz, com a rua que vem da Capela do S.C. de Maria, devia se colocado um espelho de trânsito (segundo me dizem já lá esteve)
É muito perigoso esse cruzamento para quem vem do referido bairro.
Digo isto, porque já lá apanhei um susto daqueles bem valentes
Abraços
Tem toda a razão, Sr. António, para quem vem do Bairro da Cruz para a Rua do Sagrado Coração de Maria tem pouca ou nenhuma visibilidade para com os Automóveis que se dirigem no sentido Campo de Futebol /Cilindro. Um espelho resolveria o problema com toda certeza, mas infelizmente nesta freguesia não pode existir nada de bem feito, porque logo depois aparece tudo estragado. Naquele sitio penso que já lá esteve um espelho, mas trataram de um dia lhe fazer “tiro ao alvo”, e depois acabaram por não por lá mais nenhum. È como no espelho que está á frente da Casa do Povo, já á algum tempo que está danificado, e atrás daquele já outros o ficaram, porque nesta terra é assim, tudo o que é novo passa a velho num instante.
Quanto ao controle que se faz á água das fontes da nossa freguesia acho muito bem que assim seja, principalmente nos Edifícios e Estabelecimentos Públicos. Só tenho pena que nas fontes onde existia água de minas provenientes da Serra tenham fechado devido a esses controles, por vezes se calhar até por coisas mínimas, e eram fontes que serviam a População já há largos Anos e tinham uma excelente água. Falo por exemplo de uma água que provinha da zona do Azevo e que servia a fonte que está da parte de cima da Casa do Povo, e de uma torneira que existia no depósito de água antigo, tanto que hoje essa água é canalizada para lá. Mas lembro-me perfeitamente de virem pessoas de longe para encherem os garrafões, mais no Verão, e de “gabarem” muito essa água. Mas compreende-se porque a evolução da vida faz com que assim seja, antigamente bebia-se qualquer água e não havia problemas, agora já não é assim, existem vários factores que fazem para que qualquer água que se beba seja tratada, e ainda bem que é assim.
Mas já que estamos a comentar sobre a água que serve a Freguesia do Ferro, gostaria de deixar aqui um desafio sobre um assunto que é comentado de vez em quando; porque é que a Freguesia do Ferro não faz um aproveitamento da água que a nossa Serra tanto possui? Para quem conhece bem a nossa Serra sabe que existe muita água que poderia ser aproveitada, e mais agora que no Verão tanto se fala em falta de água. Penso que é um assunto que deveria ser estudado pela Junta e pela Câmara, porque só se pensa em fazer barragens, mas não se olha para onde a água já existe e onde é só construir-se infra-estruturas para a aproveitar, porque a Serra tem muita água mas quase nenhuma é aproveitada, o que é pena porque nos dias de hoje onde há cada vez mais procura de água, essa água faz muita falta.
As. Daniel Trindade
Concordo plenamente com o comentário anterior do Daniel, no que se refere ao aproveitamento da água da nossa serra.
E realmente uma pena não se aproveitarem esses recursos em tempo de crise.
Gostava, entretanto de ver uma resposta da junta à minha pergunta àcerca da qualidade da água no chafariz referido.
Afinal a água é própria para consumo ou não?
Abraços
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial