Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

J.F.FERRO ENTREGA DIPLOMAS A 174 FORMANDOS

A Junta de Freguesia do Ferro tem vindo desde o início do seu mandato a estabelecer protocolos com diversas entidades formativas com vista a facultar a toda a população a possibilidade de investir na melhoria das suas qualificações escolares bem como dos seus conhecimentos.
“Com a certeza de que esse investimento se traduzirá numa melhoria da auto-estima dos participantes bem como no enriquecimento das suas capacidades, perspectivando uma melhoria da sua qualidade de vida, a Junta de Freguesia facultou formação em diversas áreas e para diferentes faixas etárias”, refere o Presidente da Junta, Paulo Tourais.
Foram realizadas diversas acções em diferentes áreas, sendo a formação em Tecnologias Básicas da Informação, ministrada pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação – FDTI, foi dirigida a crianças e adultos que desejaram dar os primeiros passos na área da informática e ao longo deste último ano e meio abrangeu mais de 175 pessoas.
Também ministrada pela mesma instituição, mas, no período de férias, como forma de ocupar os tempos livres e facultar o acesso a conhecimentos actuais e do seu agrado, realizou-se uma formação, denominada Geração Millennium, que incidiu na edição de imagens e criação de websites e que permitiu contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos de 47 crianças e jovens, entre os 8 e os 18 anos, número considerado recorde a nível distrital.
As formações de Higiene e Segurança no Trabalho e de Técnicas Básicas de Socorrismo, ministradas pelo Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios – CILAN, visaram dotar 24 formandos de conhecimentos que, respectivamente permitam fazer face, à necessidade das empresas possuírem um trabalhador designado, na área da higiene e segurança no trabalho, e de conhecimentos básicos de socorrismo que permitam uma actuação mais eficaz em caso de necessidade.
Decorreram ainda dois processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC, para o 9º ano de escolaridade, com vista a permitir aos adultos que não tiveram oportunidade de prosseguir o seu processo educativo, a possibilidade de verem reconhecidas as competências adquiridas ao longo da vida, às quais foram atribuídas a equivalência ao 9º Ano Escolaridade. Foram 60 as pessoas que concluíram o processo.
Neste momento, encontra-se a decorrer na Vila o RVCC-PRO, ministrado pelo Centro de Formação de Castelo Branco, que conta com 19 participantes. No âmbito deste processo, em tudo semelhante ao RVCC, mas, mais exigente, pois, para além da equivalência escolar irá conferir a quem o concluir, a carteira profissional numa de três áreas profissionais: electricidade de instalações, mecânica auto e serralharia civil.
Arrancou também no dia 24 de Janeiro, o terceiro turno de RVCC para o 9º ano, que conta com 15 inscritos, e a 13 de Fevereiro irá ter início o primeiro grupo de RVCC para o 12º ano, que conta, até ao momento, com 54 inscrições.
No próximo dia 13 de Fevereiro, pelas 21h, no Salão da Casa do Povo do Ferro, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal da Covilhã e as respectivas entidades de formação, procederão à entrega de 174 diplomas aos formandos que concluíram as diferentes acções, o que, segundo o Presidente Paulo Tourais, “pretende ser um momento simbólico de reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os formandos que, com algum sacrifício pessoal, decidiram que não é tarde para aprender e investir em si próprios. A Junta de Freguesia, por entender que a formação é fulcral para o desenvolvimento das populações, conta manter o investimento nesta área, proporcionando à população novas ofertas durante este ano, de forma a facultar o acesso de todos a formação diversificada e que favoreça a sua integração no mercado de trabalho”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter