Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Parlamento da Juventude - candidaturas

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal da Covilhã, aprovaram a criação do Parlamento da Juventude.
O objectivo de tal iniciativa é criar condições para a inserção dos jovens, dos 15 aos 20 anos, no processo de apreciação e acompanhamento dos problemas da Administração Municipal, contribuindo-se, desta forma, para o aprofundamento da componente democrática do Poder Local.
Assim e para poder ser seleccionado, convido os jovens da Freguesia do Ferro a inscreverem-se na Junta de Freguesia de forma a poderem ser deputados do Parlamento da Juventude.

Se a tua idade se situa entre os 15 e 20 anos, inclusive, tens uma actividade laboral comprovada, e vontade e interesse pelas causas públicas, inscreve-te até dia 25 de Julho.
Participa.
Paulo Tourais
Presidente da Junta de Freguesia
Lê aqui o REGULAMENTO

5 Comentários:

Às 2:38 da manhã , Blogger Dotejo disse...

(Talvez o assunto a apresentar não esteja tão fora de contexto como poderá parecer…)

-------

Senhora Informação,

A comunidade tem o direito à informação e quem serve tem o dever de informar sobre as medidas a tomar, as obras a realizar, as prioridades, os atrasos na execução e demais notícias de interesse para a freguesia. Poder-se-á dizer que a Assembleia, é a sede própria para tratar de todos esses assuntos. Mas a participação da população nas reuniões da Assembleia, segundo suponho, é escassa. Para tornear este facto, há que ir fazendo pedagogia para se tentar modificar a mentalidade e desfazer velhos hábitos e, desde já, começar a publicar as respectivas actas. As reuniões da Assembleia de Freguesia são públicas, nada impede que a informação sobre o que por lá se passou seja do conhecimento geral, tanto do residente como daqueles que vivem fora da Terra, muitos deles no estrangeiro. Somos de opinião que o Presidente da Assembleia deveria dar conhecimento das respectivas actas e, enquanto não fossem aprovadas, a Senhora Informação poderia publicar um resumo com carácter de notícia jornalística que, merecendo a aprovação do Presidente, elucidasse os leitores que existem pelo Mundo. Seria uma forma de interessar os ferrenses pelos problemas da sua Terra, incentivá-los à participação na política da comunidade e evitar a especulação, a incompreensão e o mal dizer - A coscuvilhice, a inveja, a demagogia e o pedantismo, a coberto do anonimato, preferem especular nos Blogs de entrada livre sobre assuntos importantes para a Freguesia, não obtendo a informação na fonte original, a Assembleia. Compete-lhe a si, que considero o órgão oficial de informação da Junta, alterar esta situação que em nada beneficia a Freguesia e a respectiva Junta.
Pela Senhora Informação, todos os ferrenses, inclusive os espalhados pelo mundo, tiveram conhecimento das reuniões da Assembleia de Freguesia do Ferro, realizadas em 30 de Abril e em 27 de Junho de 2008, e das respectivas ordens de trabalhos. Depois, seguiu-se o silêncio sobre o tratamento dado aos diversos assuntos em agenda.

Talvez por não ter encontrado o local onde a informação se encontra, poderei estar a ser injusto e a dizer uma série de disparates. A ser verdade, apresento as minhas desculpas e retiro o que disse.

 
Às 7:11 da tarde , Blogger Casa do Pessoal do CHCB disse...

Senhor ou Senhora Dotejo
Caro anónimo ou anónima

Considerando que o comentário acima escrito, pese embora o facto de ser anónimo, aborda um aspecto pertinente da gestão da coisa pública, julgo importante tecer aqui algumas considerações/sugestões:
Em primeiro lugar, parece-me não errar, se afirmar que nunca em tempo algum, os executivos da Junta de Freguesia do Ferro, disponibilizaram tanta informação em tantos meios de comunicação como são exemplo este blog e o Jornal “O Zêzere”, (permanentemente actualizados com a informação na hora, e onde apelo frequentemente à participação dos cidadãos e cidadãs), que permitem o acesso à mais diversa informação e a toda a gente, como se constata nos quase 50.000 acessos a este blog.
Depois fazendo minhas as suas palavras, e para contrariar a tendência da “especulação, a incompreensão e o mal dizer - A coscuvilhice, a inveja, a demagogia e o pedantismo, a coberto do anonimato” dos que “preferem especular nos Blogs de entrada livre sobre assuntos importantes para a Freguesia, não obtendo a informação na fonte original, a Assembleia” sugeria-lhe que se identificasse para ser tratado como um cidadão de pleno direito, com direito à informação entre outros.
Também dizer-lhe que qualquer cidadão, pode questionar a Junta de Freguesia ou a Assembleia, através de diversos meios, dos quais saliento:
Via CTT – Rua do Espírito Santo, nº 34 -6200-571 Ferro
Via mail – jf-ferro@sapo.pt ou presidente-jfferro@sapo.pt
Via telefone – 275 341 255 ou 275 341 259
Via fax – 275 341 253
Via telemóvel – Presidente 962566087 Secretário 968602330 Tesoureiro 968602332
Diariamente com o presidente, ou mensalmente na reunião Ordinária – 1ª quarta-feira do mês das 18H às 20H.
Finalmente, penso que, deverá colocar a questão da disponibilização das actas da AF directamente ao Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia Dr António Forte (podendo remeter a correspondência para qualquer das moradas acima identificadas) ou presencialmente na própria Assembleia, que caso os membros da mesma aceitem a sugestão e votem favoravelmente uma proposta nesse sentido, a Junta disponibilizará com imenso agrado este espaço para a divulgação das actas.
Esperando ter respondido à sua expectativa, e não sabendo a quem me dirijo, informo que não voltarei a dar resposta a comentadores anónimos.
Paulo Jorge Tourais
Presidente da Junta de Freguesia do Ferro

 
Às 10:57 da tarde , Blogger antianónimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 5:55 da tarde , Blogger Grupo AJF disse...

O Grupo AJF convida toda a população a participarem no I TORNEIO DE MALHAS - GRUPO AJF...

Quem não quiser participar, que venha assistir a este belo envento...a animação está garantida...

Domingo dia 20 Julho a patir das 13h30 no campo de futebol 11 no Ferro...

Contamos com sua presença...

GRUPO AJF

 
Às 1:25 da manhã , Blogger Dotejo disse...

Senhor
Paulo Jorge Tourais
Presidente da Junta de Freguesia do Ferro

Agradeço a forma tão abrangente com que se dirigiu ao autor do comentário a que se dignou responder.
Dotejo é a personagem registada que, nos Blogs do Ferro, conversa com os outros participantes e tem por única finalidade tentar defender os interesses da comunidade. Lamento não poder identificar o nome real do autor que nada de interessante possui para o esclarecimento da comunidade sobre assuntos da Junta e o contrariar da tendência para a especulação, a incompreensão e o mal dizer. A identificação do autor, o qual não possui quaisquer interesses ocultos, implicaria o desaparecimento do Dotejo. Assim, compete-me comentar em tom aligeirado a resposta sem exemplo que fez o favor de emitir.
Agradeço a sua boa vontade em informar o leitor sobre os contactos e a disponibilidade da Junta para o cidadão obter esclarecimentos. Na minha perspectiva, compete à Junta, constituída pelos diversos órgãos, acertar a melhor forma de actuação a fim de que o cidadão, residente ou vivendo lá longe, tenha acesso às actas.
Sei que esta Junta não se pode comparar com qualquer outra. Sei que nunca se disponibilizou tanta informação. Sei que, em vez da arrogância e da demagogia, existe a humildade e a consideração pelo cidadão - Como exemplo, apresento o que aconteceu recentemente com a fonte das Quintãs, um gesto simples que muito revela. Sei da formação que tem contemplado jovens, adultos e idosos, das actividades que têm beneficiado a comunidade, Sei que, com esta Junta, a subestação eléctrica dificilmente estaria instalada no Ferro. Sei que, através dos órgãos de comunicação social, o Ferro nunca teve tanta projecção. Sei a obra que se tem realizado. No Blog da junta de Freguesia, tenho acompanhado o dinamismo utilizado na satisfação dos mais diversos interesses da população. Por não haver concorrência credível e ao seu nível, sei que o responsável pelo executivo desta Junta está "condenado", para bem da comunidade, a continuar a servir o cidadão.
Por saber tudo isso e tendo em atenção que os tempos de crise generalizada são favoráveis ao florescimento da demagogia, elaborei o comentário anterior com o intuito de se tentar fomentar a formação do cidadão na política comunitária e evitar a especulação sobre assuntos que me parecem de muito interesse para os residentes e aqueles que vivem lá longe.

Dotejo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter