Rota da Lã - Translana
Dias 21 e 22 de Março, a Vila do Ferro e a Cidade da Covilhã, acolherão dezenas de cavaleiros e suas montadas, oriundos de Espanha, que efectuam a Rota da Lã - Translana, num passeio denominado " IV Rota Equestre: Cavalgando pela Rota da Lã - por terras portuguesas".
Numa organização das Associações Equestres Deltajo - Espanha, os cerca de 80 cavaleiros, oriundos da Estremadura Espanhola - Cáceres, efectuam este ano o último troço de um percurso iniciado há já quatro anos, dirigindo-se à Covilhã desde Idanha-a-Nova, trilhando os milenares caminhos romanos, que serviram os nossos antepassados, nos percursos da transumância e nas rotas peninsulares das lãs.
A Rota da Lã - Translana, tem como objectivos salvaguardar as evidências industriais de teor arqueológico e musealizar esse mesmo património industrial, procurando rentabilizar os recursos humanos e patrimoniais existentes em ambos os lados da fronteira, de modo a mostrar a importância histórica dos lanifícios, procurando, simultaneamente, atrair o maior número de visitantes aos museus participantes; valorizar as vias pecuárias e estabelecer as regiões envolvidas como pontos de referência na rota do turismo cultural do interior da Península Ibérica.
A Junta de Freguesia do Ferro, desde o primeiro momento aceitou o convite para participar como entidade co-organizadora deste evento, regozijando-se que o mesmo tenha surgido na sequência do trabalho que temos vindo a desenvolver, no sentido de captar turismo oriundo de Espanha, através, nomeadamente, da internacionalização das nossas feiras temáticas, cujo expoente máximo é a Feira Agrícola - Feira da Cereja.
Habituada a acolher de braços abertos todos aqueles que a visitam, a Vila do Ferro irá receber no Sabado, estas dezenas de cavaleiros que estacionarão as suas montadas num parque criado especificamente para o efeito.
Os cavaleiros e suas montadas, iniciarão a última etapa desta jornada Domingo pelas 10h, a partir do parque de feiras da Vila, efectuando um percurso que passará pela Ponte Pedrinha, em direcção à Boidobra, subindo depois a Alameda Pêro da Covilhã, desde o Hospital até ao Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior onde o Presidente da Associação Hipica "La Montosa", fará a entrega simbólica de um fardo de lã, trazido desde "el Lavadero de Lanas de Malpartida de Cáceres".
Como sempre, contamos com a ajuda de todos, para que este acontecimento seja recordado como mais uma grande iniciativa promotora de mais valias para a nossa terra.
Como sempre, contamos com a ajuda de todos, para que este acontecimento seja recordado como mais uma grande iniciativa promotora de mais valias para a nossa terra.
Aceitamos inscrições para voluntários. Dirija-se à Junta de Freguesia
O Presidente da Junta
Paulo Canaveira Tourais
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial