Festa em Honra do Martir S. Sebastião
A nossa Vila, esteve em festa, no passado dia 31 de Janeiro, comemorando mais uma vez o seu patrono, S. Sebastião.
No Domingo que amanheceu solarengo, os foguetes que estalavam bem no alto, assinalaram o início das Festas em Honra do Martir S. Sebastião, que prosseguiram com a música da Banda de Peroviseu que percorrendo as ruas da Vila, foi alegrando e animando as pessoas, abrindo-lhes o "apetite" para o magnifico concerto da tarde.
A Missa e a Procissão, momentos altos deste dia, reuniram inúmeros fiéis e devotos na homenagem ao Santo Martir que, tendo sido soldado do Império Romano, teve a coragem de seguir aquilo em que acreditava - a fé católica, contrariando as ordens que recebia superiormente.Depois de cumprido o dever religioso, pelas 15h, de uma tarde com um brilhante sol, mas fria, deu-se início à festa profana e, pelas 15h, começaram a reunir-se no pavilhão as pessoas que queriam ouvir a banda, fazer as últimas ofertas para a festa e arrematar os lotes dos diversos produtos colocados a leilão.O despique foi grande pois todos queriam conseguir levar para casa os produtos de qualidade que se encontravam a leilão. Depois de diversos lotes de garrafas de bebidas, azeite, mel, chouriças, farinheiras, queijo, patos, e galos entre outras, foram arrematados, já, no final, os dois grandes ramos que incluíam, para além de inúmeros enchidos, bacalhau inteiro encimado por uma regueifa.Com a receita obtida este ano, a Comissão de Mordomos irá proceder ao restauro das portas da Capela do Espírito Santo.
Para terminar e retemperar as forças, foi oferecido um bodo de chouriça assada, morcela, pão e vinho a todos aquelas centenas de pessoas que quiseram marcar presença no bodo, contribuindo para ajudar a concretizar os objectivos propostos pelos mordomos e no final, soltou-se fogo-de-artifício com que se encerrou a festa.
Sem dúvida que a festa de homenagem ao nosso padroeiro só foi possível realizar-se porque muitas pessoas colaboraram com o seu trabalho, com ofertas de produtos ou dinheiro, por isso, a todos, a Comissão de Mordomos 2010, (Paulo Tourais, Francisco Ricardo, João Afonso, José Brás, João Catalão, José Abrantes, Mário Fernandes) deixa expresso publicamente o seu Bem-haja!
1 Comentários:
Caro sr presidente.A festa realmente foi bonita
Esperemos que tenha excedido as expectivas a que se poouseram
Parabens
No entanto gostaria que desse um a explicação a tanta dúvida e pergunta que se fazem por outros blogues:
Porque a exclusão do blogue vila do Ferro deste espaço?
è que já se vêm por lá dúvidas e insinuações, que seria bom fossem esclarecidas se assim o entender.
Há relmente uma discriminação nesta actitude, a não ser, é claro, que haja uma explicação plausível
Quer se queira ou não este foi o impulsionador destes meios na nossa terra, e sendo este realmente um blogue da nossa junta, ao ser excluído haverá uma forte razão para isso.
Ou então, tire de lá o ferro vila, o paróquia, o pitbull, etc, etc e fica tudo em igualdade de circunstâncias
Esclareça as pessoas
Cumprimentos
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial