Recordamos que nos espaços rurais, durante o período crítico, que decorre este ano entre 1 de Julho e 15 de Outubro.
7. Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, excepto em espaços não inseridos em zonas críticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infra-estruturados e identificados como tal.
7. Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, excepto em espaços não inseridos em zonas críticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infra-estruturados e identificados como tal.
Não é permitido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, excepto a queima de sobrantes de exploração decorrente de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório.
Esteja atento, e comunique qualquer coluna de fumo que aviste para o nº 112, por forma a que os bombeiros possam intervir atempadamente
1 Comentários:
Aldeia do Sabugueiro, que antes tinha uma mancha verde á sua volta, e que hoje tem uma mancha negra devido ao incêndio que deflagrou por lá, devido a um acto, não natural, não inconsciente, que começou á 1h da manhã. A vigilancia, a precaução de fazer fogos nesta altura, a prevenção, é muito importante, mas tambem as autoridades devem combater mais severamente, com mais justiça, os incendiários que cometem estes crimes que para mim não tem perdão.
A limpeza da mata em redor das casas, a limpeza de material combustível nas nossas florestas, a vigilância para que se combata um fogo logo ao inicio, isto tudo é importante, mas mais importante é fazer-se justiça a quem deita os fogos conscientemente, e não, não são simples bêbados, deficientes mentais, etc, que cometem estes crimes, são pessoas que sabem o que estão a fazer, fazem-nos por vontade própria, invejas, zangas, a pedido de outras pessoas, etc, são pessoas que tem uma razão para o fazer, e devem ser severamente castigadas por isso. Se os castigo destes crimes fosse bem severo, poucos seriam os que tentariam fazer mais um fogo. Agora, a polícia anda a investigar, consegue descobrir quem foram os autores, depois chega-se aos tribunais, e saem para a rua como se nada fosse, no Verão seguinte estão a fazer o mesmo. Mas a justiça portuguesa não é só “falhada” nesta situação, á mais.. e digo, falhada, porque se calhar á pessoas que assim lhes convêm.
Acho que todos nós deveríamos pensar um pouco sobre isto, especialmente as autoridades competentes, pensa-se agora, nesta altura, por causa das notícias, etc, mas depois, esquece-se, para quem vive longe de onde ocorreram as catástrofes, mas, para quem as viveu, para quem as sofreu, e para quem passa por locais que antes eram floresta, e agora são nada, apenas mato.. isso nunca se esquece.
Fala-se quem vai ganhar com os incêndios, fala-se nos meios aéreos, que ganham á hora pelo trabalho que fazem, fala-se nos madeireiros, fala-se nas empresas de papel e celulose, que todos nós vemos camiões e camiões carregados de madeira para essas empresas, fala-se nisto e muito mais, tanto se fala, que algum fundo de verdade terá. Exemplo; grande incêndio de Oleiros á uns anos, muito ardeu, muitos prejuízos, muito pinhal e não só foi consumido pelas chamas, logo quase a seguir vieram máquinas, cortaram tudo, e levaram, a seguir eucaliptos foram plantados.. zonas de floresta na maioria pinhos, e não só, ardeu tudo, e quase imediatamente foram plantados eucaliptos. Porque eucaliptos? Porque não se fez a reflorestação com aquilo que existia antes? Sabe-se que os eucaliptos é uma má arvore, em termos de fotossíntese, etc, mas é uma óptima arvore para as empresas de celulose, em 7 anos está pronto a cortar, e essas empresas precisam de madeira.
Os incêndios em Portugal, e não só, estão a matar aos poucos a floresta, riqueza natural, que contem fauna e flora, que assim a continuar, os filhos das crianças de hoje, podem não vir a ver. No futuro, pouca floresta existirá, haverá sim eucaliptais, para fornecer as empresas de celulose, porque as autoridades em vez de reflorestar com floresta que antes existia, planta-se eucaliptos, são árvores, devem pensar.
A Serra da Estrela junto ao Sabugueiro e Seia tinha algumas manchas de pura Floresta, pinhos mansos, etc, a partir de agora, para se ver lá um pinho como existia antes, só daqui a 40 Anos.. pensem nisto.
Ando diariamente na Estrada, conheço bem a zona centro interior, já conheci zonas de floresta que arderam á 3 ou 4 Anos, umas estão povoadas com mato, outras com eucaliptos, raras são as que têm outro tipo de árvores, e com isto, para ser aquilo que era antes, só daqui a muitos e muitos anos. Na altura desta foto, vi uma águia, que sobrevoava a área já ardida, com certeza á procura de alimento.. ela conseguiu escapar ás chamas, de certo que o alimento dela não.
Pensem nisto.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial