Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

sábado, 22 de setembro de 2012

Apoio Social - Alteração na vacinação contra a gripe sazonal

A Junta de Freguesia do Ferro, numa atitude pioneira, iniciou, em 2006, um Programa de Apoio Social, que consistia na oferta da vacina na gripe às pessoas com mais de 65 anos, e aos doentes crónicos.

Este ano, época 2012-2013, o Governo através da Direcção Geral da Saúde emitiu um comunicado no qual dá conta que distribui gratuitamente a vacina contra a gripe sazonal a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

O comunicado refere o seguinte:

1. A gripe é uma doença contagiosa que, na maior parte das vezes, cura espontaneamente. No entanto, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com determinadas doenças crónicas ou com idade igual ou superior a 65 anos.

2. Este ano, pela primeira vez, a vacina da gripe vai ser gratuita para todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Para tal, basta que se apresentem nos serviços de vacinação, à semelhança do que sucede com as vacinas do Programa Nacional de Vacinação. A vacina gratuita para a gripe sazonal está disponível apenas nos centros de saúde e não necessita de receita ou guia médica para ser administrada.

3. A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a:

1. Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
2. Doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade.
3. Grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas.
4. Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares de idosos, designadamente).
4. A vacina recomenda-se, ainda, às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.
5. Os cidadãos não abrangidos pela vacinação gratuita devem adquirir a vacina na farmácia, sendo, para o efeito, necessária receita médica.
6. As receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, emitidas a partir de 1 de agosto de 2012, são válidas até 31 de dezembro de 2012.
7. A vacina deve ser feita preferencialmente em outubro. Se tal não acontecer, tem, igualmente, indicação para ser administrada logo que possível, durante todo o outono e inverno.
8. Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pelo qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves.
9. São, também, consideradas essenciais as medidas que reforçam a higiene das mãos, tal como as regras de etiqueta respiratória como tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço.

10. Esta campanha arranca a 1 de outubro.

Assim, a Junta de Freguesia do Ferro determinou manter os apoios sociais já em vigor para os recém-nascidos, e referentes à vacinação anti-pneumocócica, retirando o apoio à vacinação contra a gripe sazonal, uma vez que a mesma passa a ser disponibilizada gratuitamente pelo estado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter