Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

1ª Expo Aves da Beira Interior foi um sucesso.

Decorreu no passado fim-de-semana nesta simpática Vila mais um evento organizado pela Junta de Freguesia do Ferro em parceria com o COBI - Clube Ornitológico da Beira Interior, que trouxe até ao Ferro cerca de 5.000 visitantes oriundos fundamentalmente dos Distritos de Castelo Branco e Guarda.
Integrada nas comemorações da elevação da Covilhã a cidade, esta exposição foi inaugurada no dia 19 pelo Exmo. Vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Luís Barreiros e Pelo Adjunto do Presidente da CMC, Sr. Paulo Rosa.
Nesta exposição, estiveram presentes 14 criadores, que puseram a concurso as suas melhores aves, no sentido de obterem a melhor classificação possível. Para esse efeito, o Júri, constituído pelos Juízes João Melo Cabral, juiz nacional desde 1984 e por Francisco Oliveira Mesquita, juiz nacional desde 2004, apreciaram as cerca de 535 aves ornamentais e canoras em exposição, tendo atribuído o primeiro lugar da classificação geral a José Manuel Gonçalves Ferreira, criador oriundo de Riachos – Entroncamento e o 1º lugar absoluto para a melhor ave em exposição a Eugénio de Sousa oriundo de Marco de Canaveses, que recebeu a ½ libra de ouro que se encontrava em disputa.
A expo-aves, visitada por dezenas de crianças, trouxe-lhes um mundo ainda desconhecido mas por todas admirado, que é o da ornitologia. Tiveram oportunidade de observar atentamente as inúmeras aves expostas bem como brincar com as araras que se deslocaram expressamente do Algarve, para colorir este evento.
Estas araras foram muito admiradas e aplaudidas por todos, crianças e adultos, durante as diversas exibições que efectuaram ao longo dos três dias.
O tratador Nelson, explicava a todos que as mesmas eram amestradas pelo reconhecimento e não pela violência, o que permitiu ver as suas performances que passavam por exercícios mais radicais, como andar de Karting, skate, bicicleta bem como efectuar contabilidade e outras brincadeiras que todos punham a sorrir.
Motivos de satisfação tiveram também os expositores de material diverso, como gaiolas ninhos, bebedouros, rações etc., que variadas vezes tiveram de repor o material exposto.
Para o presidente da Federação Ornitológica Continental e Insular de Portugal, este evento foi um dos mais visitados de que tem memória, dando à organização os parabéns por este acontecimento, prontificando-se para prestar toda a colaboração necessária para eventos futuros, alguns dos quais estão já em preparação como seja formação sobre a criação de aves, que brevemente pensamos realizar na Vila.
A Junta de Freguesia faz um saldo extremamente positivo desta realização, que atingiu todos os objectivos propostos, dos quais destacamos a visibilidade que este evento trouxe não só à Freguesia mas também ao Concelho.
Devido à cada vez maior afluência de público, estudamos a possibilidade de deslocar este evento para outro espaço, mais amplo e com melhores condições para receber os milhares de pessoas que nos visitam.

Já está em preparação a 2ª Expo Aves da Beira Interior, que gostaríamos viesse a tornar-se uma referência nacional, trazendo criadores, expositores e visitantes de todo o País.
Não podemos deixar de agradecer a todos os que desde o primeiro momento acreditaram neste nosso projecto. Uma palavra de reconhecimento e agradecimento à Câmara Municipal da Covilhã na pessoa do seu Presidente, à Rude – Associação de Desenvolvimento Rural, à Federação Ornitológica Continental e Insular de Portugal, ao Clube Ornitológico da Beira Interior, à Casa do Povo do Ferro, à gerência do Hotel Tryp D. Maria, e a todos os outros que colaboraram na realização deste evento
.





3 Comentários:

Às 4:51 da tarde , Blogger danitri.® disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 4:52 da tarde , Blogger danitri.® disse...

Parabéns á Junta de Freguesia do Ferro, por mais este expéctacular evento, que trouxe á nossa Vila do Ferro,muita e muita gente.

Esta Vila nunca antes esteve tão bem falada, e tão bem conhecida, do que agora, isto muito por causa desta Junta, e isso, acho, que todos devem reconhecer.

Esperamos pela próxima...

 
Às 11:31 da tarde , Blogger danitri.® disse...

Novo “template” do Blog da Vila do Ferro. Passem em http://www.viladoferro.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter