quarta-feira, 30 de abril de 2008
Concluída demolição de moradia em ruína na Rua do Outeiro
segunda-feira, 28 de abril de 2008
VILA DO FERRO RECEBE IV PASSEIO DE MOTAS ANTIGAS
No próximo domingo dia 11 de Maio, decorre o IV Passeio de Motas Antigas, uma organização do Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco.Com início na Vila do Tortosendo, este Passeio decorre nas bonitas paisagens do nosso concelho, passando pelo Paul, Barco, Covilhã e Ferro.
A autarquia do Ferro associou-se a este evento e a população poderá assistir à Exposição de cerca de seis dezenas de motas antigas, que terá lugar no Largo do Cilindro por volta das 16h30m.
Caso tenha uma mota antiga (livrete até 1982) e pretenda participar neste Passeio poderá inscrever-se no CAACB, na sede da Junta de Freguesia do Ferro ou pedir informações pelo mail jf-ferro@sapo.pt
sexta-feira, 25 de abril de 2008
VIII TORNEIO INTER FREGUESIAS

siga o torneio AQUI NO BLOG PITBUL FERRO
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Faleceu ex-presidente da Câmara Municipal da Covilhã
O ex-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Augusto Lopes Teixeira, faleceu hoje de madrugada, no Hospital Pêro da Covilhã.terça-feira, 22 de abril de 2008
INFORMAÇÂO - RUA DO OUTEIRO
O Trânsito nesta via, será condicionado, pelas obras de demolição do edificio da Rua do Outeiro nº 12, pelo que pedimos compreensão para os condicionalismos, daí resultantes.segunda-feira, 21 de abril de 2008
Comemore o 25 de Abril, indo ao Teatro.
“A Disputa” de Marivaux, com encenação de Rui Sena, estreou no passado dia 10 Abril, no Auditório do Teatro das Beiras, e estará em cena até ao próximo dia 3 de Maio.O Teatro das Beiras e Quarta Parede como forma de comemorarem o 25 de Abril, oferecem à população do concelho da Covilhã, este espectáculo na próxima Quinta e Sexta Feira.
Vá ao Teatro e divirta-se
sábado, 19 de abril de 2008
FIM À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES
O Conselho da Europa está a realizar uma campanha pan-europeia que decorre desde 2006 até 2008, no sentido de combater a violência contra as mulheres, incluindo a violência doméstica.
O tema da campanha é Fim à Violência Doméstica Contra as Mulheres.
A Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, através do Coordenador do Grupo de Trabalho "Campanha de Combate à Violência Doméstica" Dr. José Mendes Bota, associou-se a esta iniciativa, e solicitou à Junta de Freguesia do Ferro, que também está fortemente empenhada na procura das melhores respostas para tão grave problema, a colaboração na divulgação desta campanha.
A Junta de Freguesia do Ferro, consciente desta problemática e do sofrimento que dela resulta para as famílias, onde a violência persiste, aderiu imediatamente.
Os Parlamentos dos Estados Membros do Conselho da Europa uniram-se no combate à violência doméstica contra as mulheres.
Associe-se a esta campanha.
É tempo de pôr fim à violência doméstica contra as mulheres.Denuncie as situações que conhece!
Núcleo Mulher e Menor da GNR
Posto Territorial da GNR de Covilhã
Quinta do Corredoura, Sítio da Várzea,
6200-078 Covilhã
Telf: 275320660. Fax: 275320669
Saiba mais em:
http://www.coe.int/stopviolence
http://www.parlamento.pt/violenciadomestica/
sexta-feira, 18 de abril de 2008
quinta-feira, 17 de abril de 2008
terça-feira, 15 de abril de 2008
I ENCONTRO DE COROS - VILA DO FERRO/08
Cerca de 100 coralistas, dos grupos, Cantar em Sol Maior (Ferro), Belo Coro (Tortosendo), Coro da Academia Sénior (Covilhã) e Grupo Coral de Proença-a-Nova, proporcionaram um espectáculo memorável à população que em boa hora resolveu assistir a este evento cultural.
Patrocinado e organizado pela Junta de Freguesia, depressa o Salão Carlos Pinto da Casa do Povo esgotou, tornando-se pequeno para acolher tantas pessoas apreciadpras deste género musical.
O Salão da Casa do Povo, foi o local escolhido para este concerto devido ás suas boas condições acústicas, após terem sido consultados técnicos sonoplastas e músicos.A atenta plateia, assistiu ás actuações dos diversos coros, tendo as honras de abertura sido efectuadas pelo Coro da Academia Sénior da Covilhã, que já na cerimónia de homenagem ao pároco Dr Manuel Domingos, tinha actuado na Vila, e foi magistralmente regido pelo Maestro Campos Costa.
Este grupo, constituído por 22 coralistas, apresentou um reportório cuidado, diversificado e inovador, merecendo assim o forte aplauso da plateia.O Grupo Coral de Proença-a-Nova, sob a impecável orientação do Maestro Carlos Gama, ofereceu ao público presente, melodias beirãs, muito apreciadas pela assistência, que não se fez rogada, aplaudindo demoradamente a sua actuação.
A terceira parte, coube ao grupo anfitrião “Cantar em Sol Maior”.
Este grupo, constituído maioritariamente por jovens, oriundos da freguesia e regido pela Directora Artística Filomena Xavier, mais vocacionado para a música religiosa juvenil, conseguiu agarrar o imenso público às suas bonitas melodias. No final a unanimidade era a nota predominante ente os grupos, “o grupo Cantar em Sol Maior tinha passado com distinção este desafio”, sendo muitas as palavras de incentivo ao mesmo.
O encerramento deste I Encontro, ficou a cargo do Grupo Coral “Belo Coro”, que sob a batuta da Maestrina Ana Maria Machado, apresentou um reportório diversificado, com canções por todos conhecidas, e que encantaram a bela moldura humana, que funcionou como o melhor reconhecimento dado a estes artistas.
A Junta de Freguesia, ofereceu através dos maestros e maestrinas, flores e uma garrafa de vinho produzido na freguesia, que simbolizou nas palavras do Presidente Paulo Tourais “a simpatia e amizade das nossas gentes, para quem nos visita, e ao mesmo tempo, um dos muitos produtos que esta terra e esta gente tão bem sabem produzir”.
Entre os Coros participantes, houve também troca de lembranças e, no final todos puderam conviver e recuperar energias, num lanche oferecido pela Junta, e servido na nova sala de convivio da Associação Sagrado Coração de Maria.
Para o Maestro Campos Costa, “este encontro foi a prova de que hoje a cultura aconteceu”. Também Cândida Santos do Grupo Coral de Proença-a-Nova afirmou que “ a Junta de Freguesia do Ferro está de parabéns, por este magnifico apoio à cultura” e que “esperava pelo II Encontro de Coros”.Paulo Tourais, Presidente da Junta, agradeceu a todos os coralistas, a todas as entidades que apoiaram, e ao imenso público que assistiu, manifestando a disponibilidade da autarquia do Ferro para “continuar a apoiar todos os eventos que como este, primem pela qualidade”.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
quinta-feira, 10 de abril de 2008
No âmbito da politica social do idoso, levada a cabo pela Junta de Freguesia do Ferro por forma a assegurar a promoção da autonomia, integração e participação efectiva do cidadão mais velho na sociedade, e consciente da necessidade de implementar práticas preventivas em matéria de saúde, pois, como diz o ditado, “mais vale prevenir que remediar”, promove no próximo dia 24 de Abril, um rastreio auditivo gratuito para as pessoas com 50 ou mais anos.Os interessados deverão deslocar à sede da Junta de Freguesia às 10h do dia 24 de Abril para poderem efectuar o rastreio.
Férias na Serra da Estrela - 2008
Para se inscrever neste programa, que consiste numa semana de férias nas Penhas da Saúde e que deixou em todos os que nele participaram o desejo de repetir a experiência, deverá dirigir-se à Junta de Freguesia do Ferro até ao próximo dia 16 de Maio.
Para mais informações contacte o 275 341 255.
PCHI – PROGRAMA CONFORTO HABITACIONAL PARA PESSOAS IDOSAS
Torna público que, na sequência do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Covilhã e o Instituto da Segurança Social, I.P, está aberto durante 30 (trinta) dias contados a partir do dia 1 de Abril de 2008 o período de apresentação de candidaturas ao Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas.
Este programa tem como objectivo financiar a fundo perdido, até ao montante de 3500€ por fogo, a realização de obras de conservação ou beneficiação das habitações nas quais residam idosos que cumpram as condições de acesso predefinidas.
Podem apresentar candidaturas todas as pessoas:
» Com 65 anos ou mais, cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor indexante dos apoios sociais (menor ou igual a 397,86€);
» Usufruam de serviços de apoio domiciliário, frequentam um Centro de Dia, ou cuja prestação destes serviços esteja dependente da qualificação habitacional;
» Residam sozinhos ou em coabitação com outra(s) pessoa(s) idosa(s), familiares com deficiência, menores ou maiores desde que estudantes e sem rendimentos do trabalho ou prestações substitutivas destes;
» Podem ainda beneficiar do PCHI, a título excepcional, pessoas que não estejam a usufruir de apoio domiciliário, mediante despacho favorável do Director do Centro Distrital de Segurança Social da área de residência e cujo requerimento seja devidamente fundamentado.
Os interessados em apresentar candidaturas poderão dirigir-se à Junta de Freguesia do Ferro, para a obtenção de apoio na formalização e instrução das mesmas, ou dirigir-se aos Serviços de Habitação da Câmara Municipal da Covilhã.
Ferro, 9 de Abril de 2008
O Presidente
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Abertas pré-inscrições
A Junta de Freguesia do Ferro, submeteu ao POPH, duas candidaturas que espera sejam aprovadas, no sentido de poder vir a possibilitar aos desempregados locais, "ferramentas" fundamentais para que lhes seja possível responder às fortes carências que o mercado tem de mão-de-obra qualificada.Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade que é o/a profissional que realiza/presta de forma
autónoma, ou sob a orientação de um técnico especializado, cuidados humanos e de saúde básicos
necessários a clientes/utilizadores no domicílio e/ou em situação de internamento ou semi-inter-namento em contexto institucional;
Técnico/a de Acção Educativa que é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas actividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e actividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.
CULTURA - FREGUESIA DO FERRO
A Junta de Freguesia do Ferro tem procurado facultar o acesso dos seus cidadãos a diferentes manifestações culturais. Se gosta de música, traga a família e não perca este evento que, temos a certeza, fará a delícia de todos.
A Junta de Freguesia do Ferro e os cerca de 100 cantores, contam consigo!










