Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cultura - Exposição sobre Morais do Convento

O Museu de Arte e Cultura da Covilhã, situado no antigo edifício do Banco Nacional Ultramarino, vai ter patente ao público, de 20 a 26 de Outubro, uma Mostra inédita dedicada a Manuel de Morais da Silva Ramos, mais conhecido como Morais do Convento.
A Exposição Temporária foi inaugurada no Dia da Cidade da Covilhã, dia 20 de Outubro.
Trata-se de uma Mostra de cerca de 20 peças assinadas pelo artista, que são da propriedade do Museu Vista Alegre, Casa Pia, Associação Cava Juliana e de Maria Odete Canaveira Tourais.
Morais do Convento nasceu na Freguesia de Santa Maria Maior, na Covilhã, a 1 de Janeiro de 1806. Percorreu os mais diversos caminhos das artes plásticas como Desenhador, Pintor, Modelador, Escultor, Gravador, Ourives e medalhista de mérito.
A sua arte de modelar, esculpir e desenhar não passou despercebida ao fundador da Fábrica de Louças da Vista Alegre, onde trabalhou como modelador, escultor e pintor de cristais e louças. Das inúmeras peças que imaginou e produziu, 6 poderão ser admiradas nesta Mostra.
Do Porto regressou à terra natal, muito combalido de saúde e de ânimo. Adquiriu as casas do antigo Convento de Santo António e nesse lugar viveu os seus últimos anos. Transformou as celas do Convento em salas, quartos e oficina de trabalho. Na Covilhã nasceu e na Covilhã faleceu este talentoso e reconhecido artista, ficando sepultado no cemitério desta cidade, onde se encontra o seu busto, que ele próprio executou.
Na Covilhã, reside uma das duas trinetas do famoso artista, Maria Odete Robalo Canaveira Tourais que gentilmente cedeu algumas das peças em exposição. Patrimonivs 3ª a 6ª, das 10h00 às 20h00 / Sábado, das 14h00 às 20h00

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter