Agosto - Vila do Ferro em festa
HAVERÁ ESMERADO SERVIÇO DE BAR...
Desde já agradecemos a Sua presença... Foi a pensar em si que organizámos este evento.
Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo
Informações Gerais
As obras de desmatação dos taludes e bermas, deslocalização de vedações agrícolas existentes, reconstruções de muros, e alargamento de pontes e pontões, para a implantação da futura plataforma rodoviária da EM 506-1, tiveram hoje inicio junto à Cooperativa Agricola Cova da Beira, na zona da Ponte Pedrinha.
Pela primeira vez, em muitos anos, considero ter havido uma marcada preocupação com a circulação das pessoas, tendo sido criadas condições que melhoram, sem sombra de dúvida a circulação pedonal, pois entendo que a Vila é das pessoas e para as pessoas, e não dos automóveis.
Este pensamento é fulcral para podermos melhorar a qualidade de vida dos ferrenses e de todos aqueles que nos visitam, por isso, reforço a ideia de que, o que se pretende é, cada vez mais, valorizar e privilegiar as pessoas e a sua mobilidade, daí que, a Rua D. Zeca Gonçalves passou agora a dispor de passeios.

Esta rua, destinada ao tráfego automóvel, com uma largura de seis metros, é uma das mais largas da vila do Ferro. Para além disso, a Junta de Freguesia cedeu terreno para o domínio público, construindo 5 lugares de estacionamento, que coloca à disposição de todos que os queiram utilizar.
Têm sido inúmeras as manifestações de regozijo e satisfação, que múltiplas pessoa diariamente me fazem chegar, pela lindíssima requalificação efectuada. Mas as obras ainda não acabaram, pois agora vão ser substituídos todos os candeeiros de iluminação pública.
Esta Junta não fez promessas! Assumiu compromissos com os eleitores. E para nós os compromissos são para honrar. Em cerca de sete meses, efectuámos uma obra tecnicamente muito difícil, pois, nestas ruas, estão enterradas duas condutas de água que se dirigem de e para o depósito principal, a rede de saneamento, a rede de distribuição de água ao domicílio e agora a rede de águas pluviais, electricidade e comunicações
A Junta de Freguesia do Ferro e a Câmara Municipal da Covilhã, estão há quatro anos consecutivos, diariamente junto da população a trabalhar por forma a melhorar as condições de vida daqueles que ainda vão resistindo ao abandono do interior.
Destaco ainda o excelente trabalho que a Empresa Botão Bidarra efectuou na Vila e enalteço os seus funcionários que sempre se destacaram pela correcção e disponibilidade.
Para o próximo mês, a Junta de Freguesia, em parceria com os moradores, está a programar uma grandiosa inauguração, na qual será convidado de honra o Presidente Carlos Pinto e a sua equipa de Vereadores.
Mais um júri de certificação de RVCC, teve lugar na Vila do Ferro.
Uma figura singular da cidade da Covilhã, ligada ao ensino, ao sacerdócio e ao jornalismo, é assim que José Geraldes é visto pela comunidade regional. O antigo docente do curso de Ciências da Comunicação da UBI e também director do semanário Notícias da Covilhã, faleceu na madrugada de quarta-feira, dia 15, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.José Geraldes tinha 71 anos e o seu desaparecimento provocou grande consternação na comunidade local. Docente aposentado da Universidade da Beira Interior, com a qual colaborava desde 1988, era também director do Notícias da Covilhã e colaborador do Urbi.Nasceu em Casegas, a 31 de Março de 1938 e cedo descobriu a sua vocação cristã. É ordenado sacerdote a 5 de Maio de 1963 no Seminário do Fundão. Depois de toda uma vida dedicada a esta causa desempenhou várias funções na hierarquia cristã, entre as quais se destaca a de arcipreste da Covilhã, administrador da paroquia da Boidobra, capelão da Misericórdia da Covilhã e da Capela de Nossa Senhora do Ar da Serra da Estrela. Outra das suas grandes paixões era o ensino. Antes mesmo de passar por França e pela Bélgica, países onde se licenciou em Ciências da Comunicação, desempenhou funções de docente em escolas secundárias da Covilhã. Uma paixão que o faz também colaborar com a UBI. Na academia covilhanense começa por leccionar no curso de Comunicação Social e depois na licenciatura de Ciências da Comunicação, até à sua aposentação, que se deu há pouco mais de um ano.No dia 20 de Outubro de 2008, José Geraldes foi distinguido com a Medalha de Ouro, pela Câmara Municipal da Covilhã, por todos os seus serviços à comunidade.
O júri, constituído pelo Presidente da Junta, pela coordenadora do Gabinete Social, pela formadora do curso e pelos votos dos leitores deste blog, classificou os três melhores blogues da seguinte forma:
Estas acções de formação desenvolvidas pela Junta de Freguesia em parceria com a FDTI, Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação de Castelo Branco, permitiram entregar mais 95 diplomas aos fregueses.
Nesta cerimónia, o Delegado Distrital da FDTI, Jaime Barata, elogiou, não só todos os formandos – destacando o facto de todos os que iniciaram as formações modulares, as terem concluído, o que confere um carácter de excepção a nível distrital, mas também a Junta de Freguesia e seus colaboradores, pelo apoio inexcedível e de qualidade que colocam à disposição das entidades formadoras para que possam desenvolver o seu trabalho com um cunho de excelência.
Relembramos que a Junta de Freguesia do Ferro, tem ao serviço uma sala de formação apetrechada com todo o equipamento necessário à melhor aprendizagem dos formandos, e que a coloca permanentemente à disposição da população da freguesia. VEJA AQUI
Os carros e as máquinas dividirão o espaço na estrada municipal entre a Ponte Pedrinha, o Ferro e o entroncamento com a nacional 345.
Estas obras foram adjudicadas à empresa José Manuel Pinheiro Madaleno e são fiscalizadas pela Divisão de Obras da Câmara Municipal da Covilhã.
Hoje, quinta-feira, dia 9, os trabalhos prosseguiam o seu ritmo, havendo todavia a salientar, o facto de, mesmo perante a sinalização de existência de obras e máquinas, serem poucos os automobilistas a abrandarem a velocidade, de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes.
Contra os chamados “velhos do Restelo” estas obras desejadas por todos há muito anos, estão no terreno, aproximando-se da zona das bombas de gasolina de Peraboa e, brevemente, estarão no Ferro, causando os incómodos habituais neste tipo de obras e para os quais solicitamos a maior comprensão.
Junta de Freguesia do Ferro
Nesse mesmo dia e durante a manhã, estava prevista a visita à requalificada ETAR do Ferro, mas, devido a chuva intensa, não foi possível realizá-la.
No próximo ano lectivo, a Junta de Freguesia do Ferro, vai desenvolver, em parceria com a Escola, um concurso inter-turmas, na área do ambiente, que consistirá na recolha de óleo usado, e cujo prémio final será uma visita de estudo ao Sea Life – Oceanário do Porto.
Com estas iniciativas, a Junta de Freguesia espera contribuir para que os agora jovens alunos se tornem cidadãos responsáveis e amigos do Ambiente.
Hoje, este espaço informativo da Junta de Freguesia do Ferro, atingiu 100.000 visitas e os 1.000 post informativos.
No passado Sábado dia 4, decorreu em Castelo Branco o primeiro encontro distrital das freguesias do Distrito de Castelo Branco, organizado pela delegação distrital da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.
O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, publicou no Diário da República em 2 de Julho, o Despacho 14872 de 2009, que vem alterar a obrigatoriedade do registo das captações de água na Administração da Região Hidrográfica do Tejo, no caso da Freguesia do Ferro.
Novamente e face ao sucesso alcançado com as iniciativas realizadas durante as férias de Natal e da Páscoa, a Junta de Freguesia do Ferro vai promover mais uma edição de Férias Desportivas.