Ampliação e Requalificação da ETAR do Ferro.
Porque hoje de facto, o bem-estar e a qualidade de vida das populações, deve estar em primeiro lugar, a Junta de Freguesia do Ferro, congratula-se com esta ampliação e beneficiação.
Todavia, surgem aqui e ali, algumas dúvidas, sobre a reabilitação do equipamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais ETAR, pelo que entendemos dar aqui uma explicação sobre o assunto:
Um leito de macrófitas, é uma lagoa normalmente revestida por material impermeável, que promove o tratamento biológico das águas residuais através de processos naturais característicos de zonas húmidas, que ocorrem na vegetação, no solo e nos microrganismos associados.
O primeiro sistema de leitos de macrófitas em grande escala construído na Europa entrou em operação em 1974 em Othfresen, na Alemanha. Desde então, inúmeras novas instalações foram já construídas por toda a Europa, existindo uma aqui bem perto, situada na freguesia vizinha de Peraboa e cujas imagens passamos a expor.
Alguns destes leitos de macrófitas, conjugados com os tanques Imhoff, conseguem purificar as águas da rede de esgotos até 95%, servindo estas para regas agrícolas, sem qualquer inconveniente para a saúde pública.
Actualmente o sistema de tratamento de esgotos, do Ferro é apenas constituído por tanques Imhoff, manifestamente insuficientes para o tratamento de efluentes da população servida por esta ETAR.
O proprietário da parcela necessária para a implantação da lagoa de macrófitas, tem manifestado a vontade de não ser instalada na sua propriedade esta lagoa, pelo que a Junta de Freguesia tem acompanhado este processo e promoveu já diversas reuniões no terreno com os responsáveis da ADS, no sentido de se encontrar uma alternativa de localização desta lagoa, pois os tanques Imhoff, situam-se no Desbucho, e este novo equipamento não pode estar muito distante.
Aguardamos a decisão técnica da ADS, para encontrar a melhor solução.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial