Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

sábado, 17 de janeiro de 2009

A Festa em honra do Mártir S. Sebastião, é já dia 25

"Vamos fazer uma grande festa, apesar das dificuldades", garante a Comissão de Festas, 2009.
Apesar das comemorações oficiais pelos devotos a S. Sebastião serem a 20 de Janeiro (dia em que este foi assassinado pelos romanos por se proclamar venerador da doutrina cristã), em terras ferrenses, a festa em honra do "mártir" será efectuada no último domingo do mês, dia 25, como já vem sendo tradição, e decorrerá durante todo o dia.
Segundo a Comissão de Festas de 2009, este será um programa inovador dentro da tradição, apresentando "algo diferente" em relação a anos anteriores tendo em conta que "a Festa será animada pela Banda Filarmónica de Peroviseu e que iremos oferecer um bodo a toda a população".

Para este dia festivo, que se pretende forte, os mordomos, prepararam um programa que se inicia pelas 9 h, com a tradicional arruada pelo Ferro, a cargo da Banda Filarmónica de Peroviseu, que também abrilhantará as celebrações religiosas, nomeadamente a missa solene a celebrar às 11h30m, na bonita Igreja Matriz do Ferro, que será seguida de procissão com a imagem do Mártir S. Sebastião, a percorrer as principais ruas da Vila.
Durante a tarde as festividades decorrem no Largo do Cilindro (junto ao Parque de Feiras, se o tempo o permitir, sendo transferidas para o Pavilhão Desportivo em caso de mau tempo), com o tradicional leilão, onde todos (ferrenses e visitantes) poderão fazer a arrematação dos ramos ornamentados com chouriças, azeite, bacalhau entre outros produtos oferecidos pela população, bem como assistir ao concerto da Banda e comer chouriça assada, acompanhada com pão caseiro e vinho da região, no bodo oferecido a todos os visitantes.
Pelas 18 horas encerram os festejos, com o lançamento de fogo de artifício.
Relativamente às verbas, a Comissão responsável pela festa deste ano, iniciou a angariação de fundos para a Festa do Mártir S. Sebastião, percorrendo toda a freguesia do Ferro, desde o Monte Serrano até às Quintas do Freixo, tendo toda a população contribuído, dentro das suas possibilidades, para a realização desta festa tão significativa para todos.
Fica o convite, para participar no dia 25 de Janeiro.

1 Comentários:

Às 1:18 da tarde , Blogger BANDA da COVILHÃ - BSC disse...

A Festa foi Excelente! Muita gente e o Ferro sabe receber! Parabéns.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter