Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

segunda-feira, 23 de março de 2009

FREGUESIA DO FERRO NA ROTA DA LÃ – TRANSLANA

A Vila do Ferro recebeu, nos passados dias 21 e 22 de Março, a visita de mais de uma centena de vizinhos espanhóis da região de Cáceres.

Desta centena de visitantes, 60 vieram a cavalo desde a Aldeia de Santa Margarida (concelho de Idanha-a-Nova), tendo chegado ao Ferro, por volta das 19h de sábado, dando assim inicio à conclusão da última etapa da Rota da Lã – Translana, que há já 3 anos vinham percorrendo por etapas. Descendo da cumeada da Serra do Ferro, pela Rua da Igreja, até ao Largo das Festas, foi no Largo Tenente Simões, que inúmeras pessoas os aguardavam para observar de perto os cavaleiros e as suas magníficas montadas. Depois de acondicionados os cavalos e salvaguardado o seu bem estar num parque criado especificamente para o efeito, todos os participantes puderam retemperar forças e ânimos num jantar convívio no qual estiveram presentes, para além dos cavaleiros, os inúmeros acompanhantes e os representantes das entidades organizadoras do evento (Associación para el Desarrollo de la Comarca Tajo-Salor-Almote, Federación de Associaciones Ecuetres del Tajo e a Junta de Freguesia do Ferro). Logo ali, a Adega Cooperativa da Covilhã e o artista Miguel Gigante, expuseram/venderam os seus produtos, que foram fortemente apreciados pelos visitantes. Na manhã de Domingo dia 22, juntaram-se ao grupo, cerca de 20 cavaleiros portugueses e iniciou-se o último troço desta etapa, com cerca de 12 km que agradou a todos os participantes pela beleza do percurso e pelo empenho que a organização colocou para que tudo corresse da melhor maneira possível. Este enorme grupo de cavaleiros, dirigiu-se ao Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (antiga Real Fábrica de Panos) onde foi recebido pelo Magnífico Reitor, Vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Directora do Museu da UBI, Presidente da Junta do Ferro, entre outras entidades e inúmero público que assistiu a esta manifestação de grande simbolismo e cultura. Depois de se terem acomodado os cavalos em modernos camiões, que os retornaram a Espanha, os participantes foram brindados com uma visita ao lindíssimo Museu da UBI (considerado o melhor museu têxtil do mundo), bem como uma recepção calorosa, pelas entidades. Mais tarde, e para finalizar todos os participantes almoçaram retemperando energias, regressando a suas casas, com saudades de um Concelho 5 estrelas, que fazendo jus ao seu slogam, todos recebeu com grande hospitalidade e neles criou o forte desejo de voltar rapidamente para disfrutarem de uma Covilhã 5 estrelas. A Junta de Freguesia do Ferro, agradece a todas as entidades que com ela colaboraram para que esta iniciativa fosse um enorme sucesso, bem como a todos os seus colaboradores, que foram inexcedíveis nos seus esforços e simpatia para que a amizade transfronteiriça, perdura-se para lá deste dia:
Câmara Municipal da Covilhã, Universidade da Beira Interior, Policia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo da Covilhã, Direcção Geral de Veterinária – Núcleo do Fundão, Dr. Hugo Brancal, bem como aos empresários do Ferro, “Reviver o passado histórico do concelho, transmiti-lo às gerações vindouras é um feito de cidadania digno e à altura de pessoas cuja capacidade e interesse pela preservação da identidade de mundo rural vai além do comum interesse de qualquer cidadão” C. Valente.
Este acontecimento foi noticia AQUI, AQUI, AQUI,

3 Comentários:

Às 12:57 da manhã , Blogger danitri.® disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 12:58 da manhã , Blogger danitri.® disse...

Presenciei a chegada dos cavaleiros no Sábado à tarde, e depois no Domingo acompanhei o passeio equestre, os últimos quilómetros, até chegar ao Museu dos Lanifícios. Foi uma coisa bonita de se ver, para quem gosta, claro.

Muita gente vinda de Espanha esteve pela nossa Vila durante as ultimas horas de Sábado, e quase todo o dia de Domingo.
Um fim-de-semana animado, começando pela hora que chegaram os Cavaleiros, onde já estavam muitos acompanhantes, tudo gente vinda de Espanha, passando pelo fim da noite de Sábado, e mesmo madrugada, onde ao entrar naquele café (o habitual), só se ouvia falar Espanhol.
Uma confraternização pouco habitual, vista aqui pela nossa Vila. Foi bonito de se ver, de viver.

Já no Domingo, logo de manhã, os Cavaleiros partiram rumo à Covilhã. Juntaram-se aos que tinham chegado no dia anterior, mais cerca de 20, vindos das redondezas. E ai, todos, fazendo um belo número de cerca de 80 Cavalos, partiram para o Museu dos Lanifícios, passando pela Boidobra.
Foi um bonito passeio, espectacular para quem participou, certamente, mas também, espectacular para quem viu de fora. Bonitas imagens.
Chegando ao Museu dos Lanifícios, os Cavaleiros juntaram-se frente ao Museu, e da Universidade, onde foi entregue pelo Presidente da Associação Hipica Espanhola, “La Montosa”, um fardo de Lã, ao Sr. Reitor da UBI, ao Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, à Sra. Directora do Museu da UBI, e ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Ferro.

Foi às portas da Universidade, que aconteceu o culminar de um Passeio Equestre, que, penso eu, pelo menos recentemente, nunca se viu igual aqui por estas paragens. Cerca de 80 Cavalos subindo a Alameda Pêro da Covilhã, não se vê todos os dias. Bonito de se ver, certamente espectacular para quem participou, neste evento organizado por Espanhóis e Portugueses.

Parabéns aos intervenientes deste Passeio Equestre Rota da Lã, foi um evento muito bom, para tudo, para todos… inclusive, para a nossa Vila do Ferro.
No Domingo à tarde, ainda se encontravam pela Vila algum Povo Espanhol, a visitar, a conviver… isso é muito bom.

Mais uma vez, a Vila do Ferro na “boca” do Mundo, Parabéns ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Ferro.

Clicando aqui, imagens vistas por mim, neste Passeio Equestre da Rota da Lã.

 
Às 5:36 da tarde , Blogger Helder Robalo disse...

Se quiserem, podem ver algumas fotografias da partida no blogue de Aldeia de Santa Margarida

Abraços conterrâneos. Ficamos a aguardar a vossa visita!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter