quinta-feira, 25 de junho de 2009
domingo, 21 de junho de 2009
Vila há 14 anos - A Estrada Municipal 506-1 vai ser requalificada e as obras vão começar já Segunda-feira, dia 22 de Junho.
Esta empreitada, cujas obras têm já início Segunda Feira dia 22 de Junho, vai ser executada em 3 fases, sendo que a primeira consistirá na movimentação de terras, para rectificação do seu percurso com eliminação de algumas curvas, alargamento de pontes e pontões, criando rotundas para melhor distribuição do tráfego automóvel, alargando ao faixa de rodagem dos actuais 4,5 metros para 6 metros, criando bermas e valetas e incluindo uma ciclovia, que será a primeira do concelho.
Esta primeira fase, foi adjudicada à empresa José Manuel Pinheiro Madaleno e terá uma duração aproximada de quatro meses.
Com o início desta obra, dar-se-á cumprimento ao sonho e anseio de inúmeros cidadãos e cidadãs, que deste lado do rio Zêzere resolveram viver.
Caras concidadãs e caros concidadãos:

Tive sempre a certeza da grande vontade, quer do Presidente Carlos Pinto quer da sua vereação, na requalificação desta via rodoviária, que serve, não só as Freguesias de Ferro e Peraboa, mas, também os concelhos limítrofes de Belmonte, Fundão e Penamacor, entre outros. Esta via antiga e muito degradada, irá sofrer obras de requalificação profundas, que alterarão significativamente a sua exígua e degradada plataforma rodoviária e incluirá uma Ciclovia, equipamento de lazer e desporto, que considero, trará um forte incremento à qualidade de vida e ao desenvolvimento económico local.
O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, dá assim cumprimento a mais um compromisso eleitoral, numa altura de forte retracção económica de âmbito mundial, o que revela, por um lado, que a Câmara Municipal continua imparável na sua acção de desenvolvimento e modernização das freguesias, contrariando o estrangulamento a que a lei das finanças locais tem votado o poder local e, por outro, a excelência do desempenho do executivo Municipal, liderado por um homem, que sem dúvida nos oferece a garantia de que o concelho da Covilhã, está entregue a um político cujo objectivo governativo se centra nos cidadãos e no nosso concelho, lutando dia a dia para que as condicionantes que o interior aporta, sejam esbatidas, tornando-o num dos que melhor qualidade de vida apresenta.
Que obras vão ser feitas? Será certamente a questão que todos colocam.

A par desta intervenção, destaco ainda a inclusão da ciclovia com uma plataforma de dois metros, sendo que na Vila do Ferro, serão construídos passeios. No que concerne às intersecções, está prevista a construção de rotundas disciplinadoras de trânsito, por exemplo no cruzamento do Poço Frio.
O pavimento será todo reconstruído, com a colocação de um tapete betuminoso que permitirá eliminar todas as deformações existentes ao longo da via.
Serão alargadas e reconstruídas pontes, pontões e alvaneis, bem como redes de drenagens de águas em toda a extensão da estrada.
Relativamente ao saneamento, serão construídas redes de águas pluviais, bem como melhoradas as redes de esgotos domésticos. Ao nível da iluminação pública, irá proceder-se à remodelação e à ampliação do sistema existente.
Fortes investimentos camarários no Ferro
A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, têm vindo desde, o início deste mandato a investir fortemente na freguesia, contrariando as políticas e fracos desempenhos de alguns executivos que em anos anteriores geriram a Freguesia.
Com esta obra que iniciamos agora, começa a encerrar-se um mandato, que possibilitou à nossa freguesia: o asfaltamento de inúmeras ruas na Vila, na Ponte Pedrinha, no Monte Serrano, no Poço Frio, a abertura e requalificação de estradas - Rua José Proença Fazenda (da Barronceira à Portela), Estrada do Monte Serrano, bem como a reabilitação urbana do Largo do Outeiro, da Rua D. Zeca Gonçalves, da Rua da Igreja e da Rua 25 de Abril.
Reformulou-se e ampliou-se a velhinha ETAR do Ferro, construiu-se uma nova no Monte Serrano e ampliou-se a rede de esgotos desta zona; ampliou-se a iluminação pública, o saneamento, a rede de água, etc. etc., deu-se notoriedade à freguesia e às suas gentes.
Termino reforçando a ideia de que estas obras só são possíveis devido a uma política de rigor e competência na gestão dos dinheiros públicos, mas não esquecendo que muito do que tem sido feito também se deve, em parte, aos impostos pagos na freguesia do Ferro. É justo que os responsáveis autárquicos tenham a correspondente percentagem de investimento e preocupação com a vila e freguesia do Ferro, a mais populosa das freguesias rurais do concelho.
Nesta data, em que comemoramos 14 anos de elevação a Vila, é com muita honra e satisfação, que vos deixo estas palavras, certamente para reflexão, mas também como sinal de esperança no futuro, que juntos saberemos construir.
A todos aqueles que acreditaram e votaram no nosso projecto - DE MÃOS DADAS PELO FERRO, o nosso bem-haja!
Paulo Jorge Canaveira A. Tourais
Paulo Jorge Canaveira A. Tourais
Teatro ao ar livre "Catavento" foi um êxito
O Teatro das Beiras apresentou hoje dia 20 de Junho, no âmbito das comemorações do 14º aniversário de elevação do Ferro à categoria de Vila, a peça "Catavento", de Helen Ainswort e Graeme Pulleyn.
As mais de 250 pessoas que assistiram à peça consideraram esta representação um êxito assinalável e a repetir.
Este espectáculo, patrocinado pela Câmara Municipal da Covilhã, vem assim comprovar que os habitantes do Ferro apreciam os eventos culturais, e aderem aos mesmos de forma permanente e interessada.
A Junta de Freguesia do Ferro, continuará nas suas GOP - Grandes Opções do Plano a promover eventos culturais deste tipo, pois são parte integrante da sua politica sócio cultural pró-activa e são a expressão prática do cumprimento dos seus compromissos eleitorais.


O Presidente da Junta, Paulo Tourais, deu em breves palavras as boas vindas aos inúmeros espectadores presentes, e agradeceu ao Teatro das Beiras e à Câmara Municipal da Covilhã, na pessoa do seu Vereador da Cultura Paulo Rosa, o ter demonstrado mais uma vez a sua sensibilidade cultural e a sua forte vontade de descentralizar a cultura, levando-a até ás freguesia rurais do concelho. 

Os presentes "teceram grandes elogios" à encenação da peça, e todo o público referiu ter "gostado muito do que viu".

As pessoas elogiaram o trabalho "excepcional" realizado pela companhia e, sobretudo, "o espectacular desempenho dos actores".
Este espectáculo "superou as expectativas", pois o lindissímo Largo do Outeiro (umas das primeiras requalificações desta Junta de Freguesia) apresentou-se com lotação esgotada, sendo mais de 250 os atentos espectadores, que permanentemente interagiram com a equipe de actores e actrizes, o que "demonstra o êxito do evento", refere Paulo Tourais.


quinta-feira, 18 de junho de 2009
Assembleia de Freguesia do Ferro - Convocatória

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia, dia 30 de Junho, 21 horas na sede da Junta de Freguesia.
Conheça as competências da Assembleia de Freguesia, clicando AQUI
“Catavento” na Freguesia do Ferro

Sábado, 20 de Junho às 21:30, "Catavento" vai relatar de uma forma popular e enérgica, brejeira até, o conflito entre o velho e o novo, o tradicional e o inovador, o antigo e o moderno, com toda a força de um choque frontal.
À primeira vista, nada sugere ao Engenheiro, que esta pequena mulher, enrugada e de maneiras mansas, representa o maior obstáculo do que qualquer um dos serranos, que lhe venderam, doaram, alugaram pedaços de montanha, rochosas e inférteis, para a implantação da mais alta das tecnologias, para a vitória rompante da energia eólica. Mas engana-se… O que se segue é uma batalha titânica.
Desde David e Golias que não se via um confronto desta envergadura. Toda a temerosa força do poder multinacional, contra a frágil individualidade de uma só mulher em fim de vida… E acabada a história, o que fica para a posteridade? Só o tempo e o vento nos saberão dizer. E estes, ao contrário de muita gente, sabem muito bem guardar segredo…
Encenação de Graeme PulleynCenografia: Kevin Plumb
Figurinos: Helen Ainsworth
Interpretação: Fernando Landeira, Paulo Miranda, Sónia Botelho e Teresa Baguinho
Um espectáculo a não perder.
Veja mais aqui no Teatro das Beiras
OTL - Inscrições
A Junta de Freguesia do Ferro relembra-te que podes proceder à tua inscrição no Programa de Ocupação de Tempos Livres, do IPJ, e para o qual a Junta de Freguesia de candidatou como entidade promotora.
Se tens entre 12 e 25 anos, andas na escola ou frequentas formação profissional e queres ocupar os teus tempos livres no período das férias de Verão, de 1 de Julho a 8 de Setembro, podes inscrever-te no Programa OTL de Curta Duração, que se desenvolve por turnos de 10 dias.
Apesar de no site do IPJ referir que as inscrições terminaram, dia 16 de Junho, informamos que poderás ainda fazer a tua inscrição, através da internet, na Junta de Freguesia, para tal, tens de ter contigo:
Ø Bilhete de identidade;
Ø NIB do banco para onde te deverá ser feito o pagamento, em caso de seres seleccionado;
e saberes de cor um número de telefone e a tua morada.
Não deixes passar a oportunidade de passares umas férias diferentes: inscreve-te!

Apesar de no site do IPJ referir que as inscrições terminaram, dia 16 de Junho, informamos que poderás ainda fazer a tua inscrição, através da internet, na Junta de Freguesia, para tal, tens de ter contigo:
Ø Bilhete de identidade;
Ø NIB do banco para onde te deverá ser feito o pagamento, em caso de seres seleccionado;
e saberes de cor um número de telefone e a tua morada.
Não deixes passar a oportunidade de passares umas férias diferentes: inscreve-te!
terça-feira, 16 de junho de 2009
PROGRAMA DE FÉRIAS “AR PURO PROLONGA A VIDA”

Os interessados poderão fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia do Ferro ou no Departamento de Cultura da Câmara Municipal, até ao próximo dia 19 de Junho, para tal, terão de se fazer acompanhar de cópia do cartão do idoso, do bilhete de identidade, do número de contribuinte e da declaração de IRS de 2008.
Quem já participou, adorou, por isso, não perca esta oportunidade de poder também passar uns dias a descansar e a respirar o ar puro da Serra da Estrela – inscreva-se!
Vem vigiar connosco a floresta do Ferro

Incentivar a participação dos jovens no grande desafio que é a preservação da natureza no geral e da floresta em particular;
Reduzir o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.
Se tens entre 18 e 30 anos de idade, poderás inscrever-te na Junta de Freguesia, por forma a passares algum tempo das tuas férias prestando um serviço público de relevante importância, contribuindo, de forma consistente, para a preservação de um património que é de todos e que, mais do que nunca, urge preservar.
Os voluntários têm direito a um seguro de acidentes pessoais e a uma bolsa diária de 12,00€.
Inscreve-te já, contamos contigo!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
14 anos de Vila - Teatro ao ar livre "Catavento"

Pelo facto de comemorarmos o 14º aniversário de elevação do Ferro, a Vila, a Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal, promove Sábado, dia 20 de Junho pelas 21h45m, no Largo do Outeiro, a peça de teatro “Catavento” de Graeme Pulleyn e Helen Ainsworth, levada à cena pelo Teatro das Beiras, com duração aproximada de 1 hora e que promete divertir os espectadores.
"Entre a mitologia e a ciência, Catavento relata de uma forma popular e enérgica, brejeira até, o conflito entre o velho e o novo, o tradicional e o inovador, o antigo e o moderno, com toda a força de um choque frontal. À primeira vista, nada sugere ao Engenheiro, que esta pequena mulher, enrugada e de maneiras mansas, representa o maior obstáculo do que qualquer um dos serranos, que lhe venderam, doaram, alugaram pedaços de montanha, rochosas e inférteis, para a implantação da mais alta das tecnologias, para a vitória rompante da energia eólica. Mas engana-se… O que se segue é uma batalha titânica. Desde David e Golias que não se via um confronto desta envergadura. Toda a temerosa força do poder multinacional, contra a frágil individualidade de uma só mulher em fim de vida… E acabada a história, o que fica para a posteridade? Só o tempo e o vento nos saberão dizer. E estes, ao contrário de muita gente, sabem muito bem guardar segredo…"
Convidamo-lo a si e à sua família, a assistir a esta peça.
NOTA: No Largo do Outeiro, neste dia, o estacionamento estará condicionado e o trânsito será cortado nesta Rua, das 21h às 23h30m, por forma a que o público assista, no maior silêncio e segurança.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Junta de Freguesia oferece acordeão ao Grupo de Bombos
No âmbito da política sócio cultural da Junta de Freguesia do Ferro, o Presidente da Autarquia ofereceu ao Grupo de Bombos da Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro, na pessoa do Presidente da Direcção da Associação e do Presidente e do Tesoureiro do Grupo, um acordeão Hohner, que há muito era desejado.
Este instrumento, considerado por muitos o "Rolls Royce" dos acordeões, foi oficialmente apresentado no palco da Feira Agrícola – Feira da Cereja, onde centenas de pessoas puderam presenciar esta pequena cerimónia e ouvir a bonita melodia deste instrumento.
O Grupo de Bombos da ACSSCM do Ferro, tem na opinião da Autarquia, efectuado um trabalho impar na divulgação cultural e tem sido um verdadeiro embaixador do Ferro por esse país fora.
Com este apoio encerra-se um ciclo, que permitiu a todas as Associações da Freguesia sem excepção, serem apoiadas pela Junta de Freguesia nas suas actividades, quer através de apoios diversos, quer através de protocolos financeiros, que permitiram transferir directamente para os cofres das associações, verbas que possibilitaram a prossecução dos seus objectivos e dos quais aqui daremos conta brevemente.


Com este apoio encerra-se um ciclo, que permitiu a todas as Associações da Freguesia sem excepção, serem apoiadas pela Junta de Freguesia nas suas actividades, quer através de apoios diversos, quer através de protocolos financeiros, que permitiram transferir directamente para os cofres das associações, verbas que possibilitaram a prossecução dos seus objectivos e dos quais aqui daremos conta brevemente.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Ruas D. Zeca Gonçalves, da Igreja e 25 de Abril em fase de acabamento
A Câmara da Covilhã e a Junta do Ferro, investem cerca de duzentos e cinquenta mil euros na requalificação destas as ruas da Vila. As obras estão na recta final.
Estes arruamentos da Vila do Ferro estão a ser requalificados, num investimento de cerca de duzentos e cinquenta mil euros, e envolvem a colocação de redes de águas pluviais, a substituição de ramais de abastecimento de água ao domicílio e a colocação de cabos de electricidade, telefone e outros, que se encontravam à superfície, por baixo do novo pavimento.
Outra das componentes do investimento que está a ser feito, envolve a colocação de calçada de granito, em substituição do asfalto altamente degradado existente nas ruas, bem como de uma lajeta central de granito bojardado, que permitirá, segundo o Presidente Paulo Tourais, “aumentar a mobilidade das pessoas, bem como melhorar as condições de vida e de habitabilidade de todos os que ali vivem e daqueles que por ali têm de passar”.
O autarca explica que “colocámos passeios onde era possível, criámos lugares de estacionamento e colocámos ecopontos. Tenho a certeza de que, quando esta intervenção estiver terminada, dentro de cerca de um mês, toda esse núcleo histórico garantirá uma nova atractividade para aquela área da Vila”.
Esta intervenção, antecedida pela requalificação do Largo do Outeiro, é sem dúvida um dos maiores investimentos nesta área levado a cabo pela Câmara Municipal, e resulta de um trabalho de parceria e de sintonia, entre os executivos, da Junta e da Câmara Municipal, que conjuntamente trabalham de “mãos dadas pelo Ferro”.
Importa agora discutir e analisar, o reordenamento do tráfego automóvel, circulando o mesmo num só sentido, o que possibilitará o estacionamento automóvel nalguns troços desta via. Gostaríamos de contar com a sua opinião: se nos quiser dar o seu contributo para procedermos a essa análise, faça-nos chegar a sua sugestão através do mail jf-ferro@sapo.pt

Outra das componentes do investimento que está a ser feito, envolve a colocação de calçada de granito, em substituição do asfalto altamente degradado existente nas ruas, bem como de uma lajeta central de granito bojardado, que permitirá, segundo o Presidente Paulo Tourais, “aumentar a mobilidade das pessoas, bem como melhorar as condições de vida e de habitabilidade de todos os que ali vivem e daqueles que por ali têm de passar”.



Ainda se recorda?
Freguesia do Ferro vencedora do Interfreguesias 09

Melhor marcadora,
Melhor defesa,
Prémio disciplina.
A todas as atletas, treinadora e apoiantes os nossos parabéns!
Concurso da melhor cereja - 09


Feira Agrícola - Feira da Cereja 09 - Freguesia do Ferro










O Presidente da Junta, refere que “apesar dos condicionalismos que rodearam esta edição da Feira Agrícola/Feira da Cereja, a mesma cumpriu a maior parte dos objectivos propostos, pelo que, esta é uma aposta ganha e na qual a Junta de Freguesia pretende continuar a investir, de modo a promover o Ferro e o concelho, contribuindo para a dinâmica da economia local e para a valorização do “Ouro Vermelho” que é a cereja”.




segunda-feira, 8 de junho de 2009
sábado, 6 de junho de 2009
Cancelamento de concerto
Comunicado

Pelo cancelamento solicitamos a melhor compreensão, mas, decisões difíceis desta natureza são tomadas de forma a que o público possa sempre assistir a um grande espectáculo.
Junta de Freguesia do Ferro
Programa Cultural da Feira Agricola - Feira da Cereja

20h - abertura da feira
21h - Organista Tó Pinto
DIA 6
14h - abertura da feira
15h - Grupo de Cantares A Lã e a Neve
17h - Garraiada
21h - Rancho Folclórico da ASCSSCM Ferro
22h - Rancho Folclórico Os Camponeses do Ferro
23h - Concerto de Luís Filipe Reis - CANCELADO DEVIDO AO MAU TEMPO
DIA 7
9h - Largada de Pombos
10h - Passeio Equestre
14h -Bombos do Ferro
15h - Actuação do Grupo Danças em Movimento - GIR do Rodrigo
16h - Bombos do Barco
17h - Concurso da Melhor Cereja
18h - Rancho ACSSCM do Ferro
18h - Rancho ACSSCM do Ferro