Junta de Freguesia do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Maria da Ascensão Rodrigues é a convidada da "Troca de Palavras com..."

Amanhã, quinta-feira dia 30 de Outubro pelas 21h30, vai decorrer na Biblioteca Municipal da Covilhã, a iniciativa "Troca de Palavras Com".
A Professora Maria da Ascensão Rodrigues, que recebeu a Medalha de Prata de Mérito Municipal no Dia da Cidade da Covilhã, vai ser a convidada desta iniciativa, onde vai falar acerca da sua actividade em prol da cultura, nomeadamente a sua colaboração em diversas iniciativas, destacando-se as secções de leitura e as exposições sobre antiguidades e artesanato levadas a cabo na Casa do Povo do Ferro, na década de 60, além das recolhas que fez de em termos etnográficos e arqueológicos, tendo já publicado quatro livros: "Ferro - Cova da Beira - Estudos Arqueológicos e Etnográficos", "Cancioneiro Cova da Beira", "Cancioneiro Cova da Beira - Romanceiro" e "Cancioneiro Cova da Beira - Canções Narrativas, Outros Géneros Poéticos e Adenda ao Romanceiro".
A convidada iniciou em 1947 a sua actividade de docência e, em 1949, efectivou-se no Ferro, onde leccionou até 1986, ano em que se aposentou.
Tem vários artigos publicados em diversos meios de comunicação social e encontram-se, neste momento, em fase de publicação dois novos livros: "Entretenimentos - Formas Breves Populares, Lengalengas, Anfiguris, Trava Línguas e Adivinhas Populares" e "Contos Populares".
A actividade de pesquisa e recolha, à qual dedicou quase meio século, permitiu-lhe produzir uma vasta obra literária, de rara sensibilidade e forte rigor, que nos permite tomar conhecimento fidedigno das memórias colectivas do Ferro e da Cova da Beira. Uma forma de preservar as tradições conhecidas através da oralidade e que o tempo se encarregava de ir fazendo esquecer.
A Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia do Ferro, convidam-no a associar-se a esta tertúlia literária, onde poderá “trocar palavras” com a autora.
Quinta Feira, 30 de Outubro no Auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, 21h30

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counter