Tragédia ceifa a vida a casal de emigrantes do Ferro

Rua do Espírito Santo, nº34 6200-571 Ferro Telefone: 275 341 186 / 275 341 255 Fax: 275 341 253 E-mail:jf-ferro@sapo.pt Presidente - Enfº Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais * Secretário - Sr. António José Patricio Proença * Tesoureiro - Enfº Augusto Fernando Godinho Macedo


«O projecto resulta de uma conjugação de vontades e do atingir de um objectivo comum, da Câmara e da Junta, que é o de dotar o Ferro de condições propícias à qualidade de vida de todos os que aqui habitam», referiu o presidente da Junta local, Paulo Jorge Tourais.
Esta obra de requalificação, que consiste em canalizar e conduzir as águas pluviais em rede própria; renovar as redes de electricidade e telefone; substituir todos os ramais de água; bem como na remodelação integral do pavimento, deverá estar concluída no próximo mês de Maio.
A Rua da Igreja, até ao Bico Alto, o Largo do Madeiro, a zona das Quintãs (desde a zona envolvente ao futuro Museu da Freguesia), bem como a Rua das Eiras (que entretanto, viu ampliada a sua rede de saneamento, num investimento da Junta de Freguesia/ADC) são as próximas áreas a abranger por este projecto.
Caminha Covilhã é o nome da recente iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que pretende desta forma incentivar a população em geral para a prática da actividade desportiva e seus consequentes benefícios.
O programa de caminhadas consiste em diversas acções ao longo do ano, acompanhadas por professores de desporto, e a primeira teve lugar no dia 28 de Março, com o Percurso de Terlamonte.
A Junta de Freguesia do Ferro esteve presente na pessoa da Prof. Sofia Ferreira, que acompanhou o grupo de 7 pessoas que durante cerca de 4 horas efectuou este percurso.
Para mais informações, contacte o Departamento de Desporto da CMC Tlf:275310690 decd@cm-covilha.pt ou o Gabinete de Apoio Social da Junta de Freguesia do Ferro - 275 341 255
A Câmara Municipal da Covilhã, divulgou já o calendário de viagens turísticas do Cartão Social Municipal para este ano, uma iniciativa que atrai anualmente centenas de pessoas.
Face ao sucesso alcançado com a iniciativa realizada durante as férias de Natal, a Junta de Freguesia do Ferro vai promover mais uma edição de Férias Desportivas.
No final da tarde do dia 24, cerca das 15 horas, deflagrou um incêndio florestal, na freguesia vizinha de Pêroviseu, que rapidamente se dirigiu para a nossa freguesia, colocando em perigo toda a Serra do Ferro.
A Vila do Ferro recebeu, nos passados dias 21 e 22 de Março, a visita de mais de uma centena de vizinhos espanhóis da região de Cáceres.
Descendo da cumeada da Serra do Ferro, pela Rua da Igreja, até ao Largo das Festas, foi no Largo Tenente Simões, que inúmeras pessoas os aguardavam para observar de perto os cavaleiros e as suas magníficas montadas.
Depois de acondicionados os cavalos e salvaguardado o seu bem estar num parque criado especificamente para o efeito, todos os participantes puderam retemperar forças e ânimos num jantar convívio no qual estiveram presentes, para além dos cavaleiros, os inúmeros acompanhantes e os representantes das entidades organizadoras do evento (Associación para el Desarrollo de la Comarca Tajo-Salor-Almote, Federación de Associaciones Ecuetres del Tajo e a Junta de Freguesia do Ferro). 
Logo ali, a Adega Cooperativa da Covilhã e o artista Miguel Gigante, expuseram/venderam os seus produtos, que foram fortemente apreciados pelos visitantes.
Na manhã de Domingo dia 22, juntaram-se ao grupo, cerca de 20 cavaleiros portugueses e iniciou-se o último troço desta etapa, com cerca de 12 km que agradou a todos os participantes pela beleza do percurso e pelo empenho que a organização colocou para que tudo corresse da melhor maneira possível.
Este enorme grupo de cavaleiros, dirigiu-se ao Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (antiga Real Fábrica de Panos) onde foi recebido pelo Magnífico Reitor, Vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Directora do Museu da UBI, Presidente da Junta do Ferro, entre outras entidades e inúmero público que assistiu a esta manifestação de grande simbolismo e cultura. 
Depois de se terem acomodado os cavalos em modernos camiões, que os retornaram a Espanha, os participantes foram brindados com uma visita ao lindíssimo Museu da UBI (considerado o melhor museu têxtil do mundo), bem como uma recepção calorosa, pelas entidades.
Mais tarde, e para finalizar todos os participantes almoçaram retemperando energias, regressando a suas casas, com saudades de um Concelho 5 estrelas, que fazendo jus ao seu slogam, todos recebeu com grande hospitalidade e neles criou o forte desejo de voltar rapidamente para disfrutarem de uma Covilhã 5 estrelas.
A Junta de Freguesia do Ferro, agradece a todas as entidades que com ela colaboraram para que esta iniciativa fosse um enorme sucesso, bem como a todos os seus colaboradores, que foram inexcedíveis nos seus esforços e simpatia para que a amizade transfronteiriça, perdura-se para lá deste dia:
“Reviver o passado histórico do concelho, transmiti-lo às gerações vindouras é um feito de cidadania digno e à altura de pessoas cuja capacidade e interesse pela preservação da identidade de mundo rural vai além do comum interesse de qualquer cidadão” C. Valente.
As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2005, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.
Lei do Recenseamento Eleitoral sofreu importantes alterações
A Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia do Ferro, recebem até ao próximo dia 16 de Abril, os boletins de inscrição para AGENTE ELEITORAL para os actos eleitorais a realizar em 2009, que no caso da Freguesia do Ferro, atinge um número de 20 agentes.
Numa organização das Associações Equestres Deltajo - Espanha, os cerca de 80 cavaleiros, oriundos da Estremadura Espanhola - Cáceres, efectuam este ano o último troço de um percurso iniciado há já quatro anos, dirigindo-se à Covilhã desde Idanha-a-Nova, trilhando os milenares caminhos romanos, que serviram os nossos antepassados, nos percursos da transumância e nas rotas peninsulares das lãs.
A Festa em Honra do Mártir S. Sebastião, realizou-se no passado dia 25 de Janeiro, surgindo este ano renovada e com uma nova dinâmica.